Inscrições para as 5.247 vagas do vestibular do IFPE começam na próxima semana

 / Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

O vestibular 2015 do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) vai oferecer 5.247 vagas em 21 cidades. As inscrições começam do dia 1º de outubro e seguem até o dia 19 do mesmo mês, com taxa de R$ 20 para cursos técnicos e R$ 40 para cursos superiores. As vagas estão distribuídas em 15 campi e polos de Educação a Distância (EaD). A prova acontece no dia 23 de novembro.

Desta quarta-feira (24) até sexta-feira (26), o candidato pode solicitar a isenção da taxa de inscrição, através do site da instituição. É preciso ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Candidatos que estudaram integralmente em escola pública o Ensino Médio ou Fundamental, dependendo do curso escolhido, também estão isentos. Os alunos que estudaram na rede privada com bolsa integral, egressos dos Programas Mulheres Mil (inclusive os dependentes), ou do PROIFPE podem solicitar o recurso.

Após pedir a isenção da taxa, o candidato precisa imprimir o requerimento e entregá-lo assinado no campus onde vai concorrer à vaga. É necessário levar também cópia da identidade, histórico escolar, declaração de bolsista integral para estudantes da rede privada, comprovante de renda referente aos meses de julho e agosto de 2014 e documentos comprobatórios de situação de autônomo ou desempregado (se for o caso), entre os dias 25 e 27 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O horário dos polos da EaD podem ser consultados no Manual do Candidato.

Estudantes da rede pública têm direito a metade das vagas. Esses candidatos podem optar também por cotas de renda ou etnia. Existem também cotas para moradores da zona rural ou filhos de agricultores. o Sisu e o Sisutec também oferecem vagas, através da nota do Enem.

A prova para cursos técnicos tem 30 questões (dez de português, 10 de matemática e dez de conhecimentos gerais). Para cursos superiores, o teste inclui redação e 50 perguntas (Português, língua estrangeira, matemática, física, química, biologia, história e geografia. O listão deve ser divulgado no dia 15 de dezembro.

O site para realizar a inscrição é o www.ifpe.edu.br. O pagamento da taxa deve ser feito até o dia 20 de outubro nas agências do Banco do Brasil. Os manuais dos candidatos e o site de inscrição também estão disponíveis em Libras. Informações sobre cursos e cronogramas podem ser acessadas neste link.

Deixe um comentário