Primavera chega trazendo mais calor e menos chuva para Pernambuco

Esta terça-feira (23) será marcada pelo término do inverno e início da primavera. Conhecida como a estação das flores, a primavera determina o fim da época chuvosa e início do calor, que se estende até o fim do verão. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), serão notadas, desde já, algumas mudanças na quantidade de chuvas, na temperatura, entre outros fatores.

Segundo o meteorologista Rony Guedes, será perceptível uma mudança no clima em toda a Região Metropolitana do Recife (RMR). “Basicamente, o padrão da Primavera começa a ocorrer a partir de agora no Recife. Ainda no início de setembro tivemos muita chuva, mas, nesta semana, já não chove tanto como no inverno”, explicou.

De acordo com Guedes, historicamente, nos três meses de primavera, chove cerca de 180mm no litoral do Estado. No período de junho a setembro, o índice pluviométrico chega a 725mm. “Para se ter uma ideia, não chove na primavera nem a metade da chuva de apenas um mês de inverno. Isso é mais grave para a região do Agreste e do Sertão”.

O meteorologista afirma ainda que a temperatura tende a aumentar até o fim do ano. “Até o final do mês, ela deve chegar a 32 graus. Então, devemos começar a sentir o ar mais seco, pouca quantidade de nuvens e temperatura máxima sempre à tarde, por volta das 14h, chegando a 31 graus”. Em relação à noite, Guedes assegurou que a temperatura também deve esquentar um pouco. “À noite, não iremos sentir tanto frio como no inverno. Antes, tínhamos temperaturas de 19 e 20 graus. Agora, a média vai ficar em 22 graus”, completou.

Deixe um comentário