Dilma é a presidente que criou menos unidades de conservação desde Ernesto Geisel

Foto: divulgação.

 

Foto: divulgação

O Diário Oficial da União publicou na última segunda-feira (13) criando as primeiras unidades de conservação da Amazônia da gestão da presidente Dilma Rousseff (PT). Foram criadas três reservas extrativistas na zona costeira do Pará: Mocapajuba, Mestre Lucindo e Cuinarana.

Levantamento do site Mídia e Desmatamento na Amazônia, site realizado pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), a petista é a presidente que criou menos unidades de conservação desde Ernesto Geisel, que governou o País entre 1974 e 1985.

Geisel não criou nenhuma unidade de conservação na Amazônia durante sua gestão. Depois de Dilma, o pior desempenho foi dos governos Fernando Collor e Itamar Franco, onde foram criadas seis unidades.

Fernando Henrique Cardoso (PSDB) criou 12 unidades no primeiro mandato e 26 no segundo. Lula criou 36 unidades nos seus primeiros quatro anos de governo e 13 nos quadriênio seguinte.

Na gestão de João Figueiredo surgiram 25 unidades de conservação. No governo José Sarney, foram criadas 34.

No dia 13, também foi ampliada a Reserva Extrativista Araí-Peroba, que foi criada em maio de 2005. Ao contrário do que chegou a ser cogitado, a Estação Ecológica Maués, no Amazonas, não foi criada.

Deixe um comentário