Escreve, Leitor! – A AUTO CRITICA QUE DILMA PODERIA FAZER

Por Edilson Xavier de Oliveira

Após prevalecer sobre Aécio Neves na mais apertada disputa presidencial da história do país, Dilma Rousseff fez um ótimo discurso protocolar. Manifestou o desejo de “construir pontes” com todos os setores da sociedade. Declarou-se aberta ao “diálogo”. E prometeu honrar o desejo de mudança manifestado pelo eleitorado.

“Algumas vezes na história, os resultados apertados produziram mudanças mais fortes e rápidas do que as vitórias amplas”, leu Dilma. “É essa a minha esperança. Ou melhor, a minha certeza do que vai ocorrer…”

O futuro de Dilma chegou com tal rapidez que virou, ali mesmo, no púlpito da vitória, um futuro do pretérito. O amanhã da presidente reeleita estava gravado nas rugas da terrível cara de ontem dos aliados que a acompanham hoje.

Lá estava o vice-presidente Michel Temer, cujo partido, o PMDB, se equipa para reconduzir Renan Calheiros à presidência do Senado e acomodar Eduardo Cunha no comando da Câmara.

Lá estava Ciro Nogueira, presidente do PP, o partido que mordia propinas na diretoria de Abastecimento da Petrobras na época do ex-diretor Paulo Roberto Costa, hoje delator e corrupto confesso.

Lá estava Rui Falcão, presidente de um PT prestes a arrostar escândalo maior do que o do mensalão. Lá estava Antonio Carlos Rodrigues, do PR, uma legenda comandada pelo presidiário Valdemar Costa Neto, do escândalo anterior.

Lá estava Carlos Lupi, varrido em 2011 da pasta do Trabalho, ainda hoje sob domínio do PDT e sob investigação da Polícia Federal.

Lá estavam Gilberto Kassab, Vitor Paulo, e Eurípedes Júnior, cujas legendas —PSD, PRB e Pros— são eloquentes evidências de que o país precisa de uma reforma política. Será a primeira reforma, anunciou a re-presidente.

A alturas tantas, Dilma soou assim: “Terei um compromisso rigoroso com o combate à corrupção e com a proposição de mudanças na legislação atual para acabar com a impunidade, que é protetora da corrupção.”

A frase chega com 12 anos de atraso. 
Lula, que também estava lá, deveria tê-la transformado em mantra desde 2003. Preferiu honrar as alianças esdrúxulas a salvar a biografia. Subverteu até a semântica, apelidando o cinismo de “amadurecimento político”.

Dilma retorna ao Planalto embalada pelo pior tipo de ilusão que um presidente pode ter: a ilusão de que preside. Seu poder efetivo não vai muito além dos três andares da sede do governo. Fora desses limites todo governante é, por assim dizer, governado pelas pressões da economia e pelos entrechoques das forças contraditórias que o cercam.

O que a presidente reeleita pode fazer para aproveitar o embalo do efêmero triunfo eleitoral é projetar as aparências do poder. Que a internet e os meios de tradicionais de comunicação cuidariam de propagar.

Para espelhar a imagem que o eleitor projetou nela, falta a Dilma uma disposição de zagueiro à antiga. Do tipo que mira o calcanhar adversário nas primeiras entradas do jogo, de modo a não deixar dúvidas sobre quem manda na grande área.

O problema é que os inimigos de Dilma estão muito próximos dela. A re-presidente teria de distribuir pontapés na turma do seu próprio time. Do contrário, perceberá logo, logo que o tempo no segundo mandato não passa. Já passou!

Edilson Xavier é Ex-presidente da Câmara Municipal e da OAB de Arcoverde

Este post tem 3 comentários

  1. kalderon torres

    Concordo, assim como os dirigentes estadual do PSDB querem punir seus desertores, Dilma deveria fazer o mesmo com todos aqueles que vivem e sobrevivem do executivo, e todo aquele sanguessuga legislador que lembra da presidenta(e), através do partido, quando precisa de liberação de emendas. Fechem o COngresso. O legislativo é foco de corrupção!

    “Quanto mais próximo vive um povo numeroso, menos o governo pode usurpar o Soberano…” Rousseau

    E assim querem afastar os conselhos populares. E antes de criticar os conselhos é melhor ler e assim tomar conclusões…

  2. CLAUDIO DEMIR

    SEM DUVIDAS SAO PALAVRAS SENSSATAS E QUE NOS SERVE DE ALERTA PARA NÓS TODOS VERMOS E TERMOS A CORAGEM E SEM DUVIDA A HUMILDADE DE UM FUTURO PROXIMO À SAIRMOS AS RUAS TODOS JUNTOS UNIDOS N~SO POR UM INTERESSE PESSOAL, MAIS SIM PELO FUTURO DE NOSSAS FAMÍLIAS, FILHOS E NOSSOS QUERIDOS.
    SOU DE SÃO PAULO, FILHO DE NORDESTINOS E BRASILEIRO CONVICTO.

  3. CLAUDIO DEMIR

    sem duvidas palavras sensatas e que nos serve de alerta para nós todos vermos e termos a coragem e sem duvida a humildade de num futuro bem próximo sairmos as ruas todos juntos unidos não por um interesse pessoal mais pelo futuro de nossas famílias, filhos e nossos queridos.
    Sou de São Paulo, filho de Nordestinos e brasileiro convicto.

Deixe um comentário