Morre Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça de Lula

Foto: Nelson Jr/STF

Foto: Nelson Jr/STF

O ex-ministro da Justiça no governo Lula, Márcio Thomaz Bastos faleceu na manhã desta quinta-feira (20), em São Paulo. Thomaz Bastos lutava contra problemas pulmonares.

Thomaz Bastos tinha 79 anos de idade e era natural de Cruzeiro, cidade no interior de São Paulo e estava internado desde o dia 18 de novembro no Hospital Sírio Libanês, na capital paulista, para o tratamento de uma descompensação de fibrose pulmonar, doença que afeta os pulmões e dificulta a respiração.

Thomaz Bastos é advogado criminalista, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) e do Conselho Federal da Ordem nos anos 80. Em 2003, ele foi nomeado pelo ex-presidente Lula (PT) para ser ministro da Justiça.

Ex-ministro, Thomaz Bastos atuou no julgamento do Mensalão, defendendo o ex-dirigente do Banco Rural José Roberto Salgado. O réu foi condenado a 14 anos e 4 meses por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira e evasão de divisas.

Thomaz Bastos atuou ainda em outros casos polêmicos, como a defesa do médico Roger Abdelmassih, que foi condenado a 278 anos de prisão por ataques sexuais a 37 vítimas.

O ex-ministro ajudou ainda na redação da petição que resultou no impeachment do ex-presidente Fernando Collor, em 1992. Thomaz Bastos atuou ainda nas acusações dos assassinatos do ativista ambiental Chico Mendes e do jornalista Pimenta Neves.

Deixe um comentário