Dos 377 acusados de crimes na ditadura, 15 são de Pernambuco

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O relatório final da Comissão Nacional da Verdade, apresentado nesta quarta-feira (10), apontou 377 nomes de policiais, militares e agentes acusados de participar de violações contra os direitos humanos na ditadura militar, dos quais 15 atuavam em Pernambuco. A Comissão tem a atribuição de esclarecer a autoria de mortes, desaparecimentos, ocultação de cadáveres e casos de tortura ocorridos no regime, segundo a lei que a criou, de 2011, primeiro ano de governo da presidente Dilma Rousseff (PT), que chorou ao receber o relatório.

Veja os nomes dos pernambucanos:

1. Hélio Ibiapina Lima (1919-2010)
General de brigada, é tido como um dos principais responsáveis pelos crimes contra presos políticos em Pernambuco.

2. Olinto Ferraz (1911-)
Coronel da Polícia Militar de Pernambuco, era diretor da Casa de Detenção do Recife em 1971, quando Amaro Luiz de Carvalho foi morto.

3. Artur Falcão Dizeu (*)
Em 1973, ano em que Anatália de Souza Melo Alves foi morta no Departamento de Ordem Política e Social de Pernambuco (Dops), o policial civil era o carcereiro responsável pela sua custódia.

4. Carlos de Brito (*)
Delegado do Dops entre 1971 e 1972, foi identificado por testemunhas, incluindo o ex-preso político Mário Miranda de Albuquerque, como um dos torturadores e executores de Odijas Carvalho de Souza.

5. Hilton Fernandes da Silva (1920-1986)
É acusado de participar de uma morte para a qual foi apresentada a falsa versão de suicídio enquanto era policial do Dops.

6. Humberto Serrano de Souza (*)
Segundo o relatório, o investigador da Polícia Civil atuou em casos de detenção ilegal, tortura e execução.

7. João Lucena Leal (1939-)
Delegado, relatou à Comissão Estadual da Verdade as circunstâncias de morte de Antônio Bem Cardoso.

8. Jonas Fontinelli (*)
De acordo com o relatório, participou de tortura e desaparecimento quando era major do Exército e chefe do gabinete da Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco, além de atuar no no Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI) do IV Exército.

9. Jorge Francisco Inácio (1939-1985)
Autor do tiro que matou Manoel Aleixo, o policial do Dops de Pernambuco oficializou a versão de que teria reagido à agressão da vítima.

10. José Bartolomeu Lemos Gibson (1923-1991)
Quando integrava uma comissão no Departamento de Investigações da Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco, em 1969, o promotor se envolveu em detenção ilegal, tortura e execução.

11. José Oliveira Silvestre (*)
Delegado do Dops de Pernambuco, participou de casos de tortura e execução.

12. Newton Jerônimo Gibson Duarte Rodrigues (1931-)
Na década de 1960, era vinculado ao Comando de Caça aos Comunistas (CCC), quando atuou em casos de detenção ilegal, tortura e execução.

13. Redivaldo Oliveira Acioly (1937-)
Assinou o documento em que foi registrada a falsa fuga de Ezequias Bezerra da Rocha e omitiu dos seus familiares informações sobre a localização do corpo da vítima. Era delegado do Dops.

14. Rível Gomes da Rocha (1940-)
Era investigador da Polícia Civil de Pernambuco e participou de detenção ilegal, tortura e execução.

15. Rogério Matos do Nascimento (1943-)
Participou de caso de detenção ilegal, tortura e execução quando integrava o Comando de Caça aos Comunistas (CCC), na década de 1960.

Deixe um comentário