Chapéu de Palha inicia cadastramento na segunda

O Governo de Pernambuco realiza, de 26 a 30 de janeiro, o cadastramento do Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada. O programa atenderá os trabalhadores localizados em um dos sete municípios do Vale do São Francisco. A expectativa da coordenação geral é de cadastrar, este ano, 14 mil trabalhadores. O horário de atendimento será das 9h às 17h.

Para se cadastrar o trabalhador deve atender os seguintes critérios: ser maior de 18 anos e residente em um dos sete municípios pernambucanos atendidos pelo Chapéu de Palha; ser trabalhador(a) rural da fruticultura irrigada, auxiliar de câmara fria e de casa de embalagem, embalador(a) ou tratorista; ter trabalhado com registro em carteira pelo período mínimo de 30 dias ininterruptos entre 01 de junho a 31 de dezembro de 2014.

No ato do cadastramento é preciso ter em mãos originais e cópias dos documentos de Identidade, CPF, carteira de trabalho, número do PIS ou do NIS (cartão do Bolsa Família ou Cartão Cidadão), rescisão do contrato de trabalho da última safra e comprovante de residência. Caso o trabalhador cadastrado prefira indicar uma pessoa do seu núcleo familiar para fazer uma das atividades oferecidas pelo Chapéu de Palha, também deve levar, no momento do cadastro, CPF e comprovante de residência do indicado (original e cópia).

O benefício oferecido pelo programa é dividido em quatro parcelas de até R$ R$ 246,45, complementar ao valor recebido pelo programa Bolsa Família. As atividades oferecidas pelo Chapéu de Palha são realizadas em parceria com as seguintes secretarias estaduais: Educação; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Agricultura e Reforma Agrária; Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Mulher e Saúde. A coordenação geral do Chapéu de Palha é da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Os polos de cadastramento são: Petrolina (Agrovila Massangano, Bebedouro, Centro de Convenções, N-4, N-10, Maria Tereza e Tapera), Lagoa Grande (Escola Santa Maria – Centro e Lagoa Grande – Vermelhos), Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Belém de São Francisco e Petrolândia. E no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A população ainda pode obter informações através do 0800 282 5158.

Deixe um comentário