Trânsito de Monteiro passa por inspeção e é avaliado como melhor da Paraíba

Trânsito de Monteiro passa por inspeção e é avaliado como melhor da ParaíbaAs ruas largas de Monteiro bem que facilitaram, mas foi a sinalização, postura dos agentes de trânsito e estrutura da Autarquia Municipal de Trânsito que conferiram a maior cidade do Cariri da Paraíba, a melhor nota do Contran numa recente avaliação sobre a qualidade e fluidez do trânsito nas cidades que municipalizaram o setor no Estado. O trânsito de Monteiro recebeu nota 9,5 do Conselho Estadual de Trânsito e Transportes (Contran) contra 6 dos demais municípios inspecionados.

A visita técnica do órgão no município ocorreu no último mês de dezembro e após uma análise criteriosa, o Contran emitiu a nota avaliativa da estrutura municipal do trânsito em cidades que estão em processo de municipalização do setor. Com a nota e inspeção dos técnicos, Monteiro está pronta para receber do Secretário de Segurança Pública do Estado, Cláudio Lima, o certificado que incluirá o município no Sistema Nacional de Trânsito.

A superintendente da MONTRAN (Autarquia municipal de Trânsito e Transportes de Monteiro), Beatrice Moreira, explicou que desde que assumiu a Prefeitura, a prefeita Edna Henrique chamou para si a responsabilidade de organizar o trânsito no município, que até então era apelidado de “trânsito da Índia”, numa clara referência a desorganização e perigo a que estavam sujeitos pedestres e condutores.

“Tínhamos cruzamentos bastante movimentados, em que populares, motoristas e motoqueiros agiam sem ordem e colocavam constantemente suas vidas em risco. Mesmo não sendo uma responsabilidade diretamente sua, a prefeita Edna preferiu fazer diferente de outros gestores que passaram pela Prefeitura de Monteiro e foram contra a municipalização. Destemidamente a prefeita determinou que fosse feito um estudo para municipalização do trânsito que culminou com as mudanças que hoje vemos em nossa cidade”, salientou a auxiliar.

Os técnicos do Contran, um advogado e um conselheiro do órgão, afirmaram que a população de Monteiro podia se orgulhar da organização de seu trânsito e da estrutura oferecida pelo município para garantir a segurança e fluidez das vias públicas da cidade.

A Prefeitura de Monteiro abriu uma sede para a Superintendência Municipal de Trânsito e adquiriu duas viaturas para a instituição. A prefeita Edna Henrique contratou ainda uma capacitada equipe de profissionais para atuar no trânsito e investiu fortemente numa adequada e moderna sinalização horizontal, vertical e semafórica. Ao todo foram investidos até agora mais de R$ 200 mil na modernização e municipalização do trânsito de Monteiro.

Segundo a superintendente da MONTRAN, Beatrice Moreira, até o momento estão sendo realizados diversos trabalhos educativos junto às escolas, associações rurais e nas vias públicas através dos agentes de trânsito. Após esse período, a MONTRAN iniciará o trabalho coercitivo com imputação de multas e medidas administrativas para motoristas e motoqueiros infratores.

“A gestão da prefeita Edna Henrique se preocupou em municipalizar o trânsito para organizá-lo e torna-lo mais seguro para a população de Monteiro e condutores que transitam pela cidade. Investimos muito para chegar aonde chegamos e de modo especial esforços da administração e dos servidores municipais. Investimos ainda mais de R$ 200 mil em recursos do tesouro municipal para modernizar e melhorar nosso trânsito e pedimos aos monteirense apenas a conscientização para acolher as regras de trânsito como uma maneira sadia de preservar o direito a vida e o direito de ir e vir de pedestres e condutores”, ressaltou a superintendente da MONTRAN, Beatrice Moreira.

Secom – PMM

Deixe um comentário