Paulo Câmara recebe garantias de ministro da saúde

Em reunião com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, nesta segunda-feira (26), em Brasília, o governador Paulo Câmara (PSB) recebeu sinalizações positivas sobre os recursos para a ampliação e custeio da rede materno-infantil, como a construção do Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru e da UTI neonatal do Hospital Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada. De acordo com o socialista, o Estado conseguirá cumprir seus compromissos com o setor.

“Vamos manter o investimento de 15% na Saúde, bem acima do que é definido pela Constituição, que é de 12% do orçamento do Estado”, garantiu Câmara.

A construção do Hospital da Mulher do Agreste atingiu 50% da obra. A unidade, que tem investimentos de R$ 47 milhões, terá atendimento de urgência e emergência 24 horas em média e alta complexidades; nas especialidades de ginecologia e obstetrícia. Contará com 158 leitos, sendo 45 de UTI (neonatal e adulto). Já o Hospam, em Serra Talhada, vai ganhar uma Unidade de Terapia Intensiva neonatal e passará por reestruturação para atender os casos de alto risco, transformando-se no Hospital da Mulher do Sertão.

O Estado também conta com nove unidades de Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) em funcionamento e trabalha para a inauguração de outros equipamentos.

As UPAEs funcionam nos municípios de Petrolina, Garanhuns, Caruaru, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Arcoverde, Belo Jardim e Limoeiro. Ainda serão abertas novas unidades em Abreu e Lima, Carpina, Escada, Goiana, Palmares e Ouricuri.

O ministro deve visitar o Estado para conhecer as UPAEs de perto no final do mês de fevereiro. Ele ainda prometeu dar atenção à rede de urgência e emergência da II Macrorregional de Saúde, que abrange todo o Agreste pernambucano. Na região, Câmara pediu destaque para o Hospital São Sebastião.

“Vamos focar nas áreas de maior impacto, de maior demanda para a população”, prometeu Chioro.

Deixe um comentário