Pernambuco notifica 3,5 mil novos casos de dengue em uma semana

Os casos de dengue continuam a crescer em Pernambuco. O último boletim da divulgado nesta segunda-feira (30), pela Secretaria Estadual de Saúde, quantificou 12.023 casos notificados, dos quais 1.778 foram confirmados. Isso significa um aumento de 362,07% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram 2.602 casos, sendo 847 confirmados, e também um aumento de 3,5 mil casos notificados em relação ao penúltimo boletim, do dia 14 deste mês. Só no Recife, a capital, os casos notificados são 3,936, número que cresceu em 900 casos desde o penúltimo boletim.

A dengue está distribuída em 151 municípios do estado, 13 a mais do que na penúltima divulgação de dados. Os municípios com o maior número absolutos de casos notificados são: Recife, Camaragibe (564), Jaboatão dos Guararapes (550) e Goiana (541).

Já os dez municípios mais incidentes (número de casos por 100 mil habitantes), no período compreendido entre os dias 25/01 e 21/03, foram: Pedra (934,80), Goiana (616,96), São José do Egito (596,60), Iguaraci (552,94), Condado (542,29), Venturosa (526,43), Surubim (446,19), Buenos Aires (416,22), Sanharó (415,38) e Lagoa do Carro (388,47), todos com alta incidência.

Segundo a coordenadora do Programa de Controle à dengue e chikungunya da SES de Pernambuco, Claudenice Pontes, o estado está monitorando o crescimento nas notificações e fazendo bloqueio nas cidades com incidência alta.

“Os carros de UBV pesado (fumaceiro) já estão nesses locais desde a semana passada, então a gente espera que a partir da próxima semana os casos comecem a reduzir. Os casos são decorrentes da densidade vetorial, desde janeiro estamos observando um índice de infestação do mosquito alto nesses municípios”, afirmou ela.

Claudenice Pontes esclareceu ainda que o aumento de depósitos para armazenamento de água e o clima atual favorecem o surgimento de focos do mosquito. “A impressão que temos é de que a gente consegue controlar em determinados municípios, mas os casos surgem nas cidades do entorno.” Nesta semana, o estado irá avaliar a passagem do carros fumaceiro por Camaragibe e Sanharó.

O boletim evidenciou ainda 22 casos de dengue grave notificados, dos quais 14 confirmados. No mesmo período de 2014 foram 15 confirmações. Nove óbitos suspeitos foram notificados nas cidades de Araçoiaba, Bonito, Cortês, Jaboatão, Machados, Nazaré, Recife (2) e Cabo, estando em investigação. De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, os dois casos foram descartados. No mesmo período de 2014, houve a notificação de 18 óbitos suspeitos, sendo 15 confirmados.

“As pessoas ainda não sabem da importância de procurar a unidade de saúde. Além de receber orientações, é feito o registro. A dengue é uma doença sistêmica na dinâmica, pode atingir vários órgãos e mudar de uma forma leve para grave, por isso é importante estar atento aos sinais”, esclareceu a coordenadora estadual.

Os sintomas de dengue grave são pele pegajosa, vômitos persistentes e dores abdominais intensas. Para evitar que a doença se agrave, a dica é manter a hidratação constante.

Nacional

O Ministério da Saúde promove nesta terça-feira (31), em Brasília, a Reunião Macrorregional Norte e Nordeste sobre dengue e chikungunya. O encontro, que tem como objetivo debater a situação epidemiológica da dengue e da febre chikungunya no Brasil e nestas regiões, reúne representantes das secretarias de saúde dos estados e dos municípios do Norte e do Nordeste.

Deixe um comentário