Em meio à greve, governo tira professor da comissão de educação da Alepe

Foto: Divulgação/Alepe

Com a greve dos professores entrando na segunda semana, os ânimos estão cada vez mais acirrados entre o governo do Estado e a categoria. E a celeuma chegou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Na última quinta-feira (23), o líder do governo, deputado Waldemar Borges (PSB), assinou um ofício, publicado no Diário Oficial, pedindo o afastamento do professor Lupércio (SD) da Comissão de Educação e Cultura.

O parlamentar, que também é da bancada governista, estava na vice-presidência do grupo e, em seu lugar, foram nomeados o deputado Adalto Santos, antes suplente, e o próprio Waldemar, para a suplência.

Nos bastidores, deputados comentam que a mudança tem a intenção de fortalecer a bancada governista dentro da comissão. Atualmente, os principais nomes da oposição fazem parte do grupo. A deputada estadual Teresa Leitão (PT) é a presidente e Edilson Silva (PSOL), forte opositor ao governo do Estado, também é integrante.

Formação antes da mudança na última quinta-feira (23). Foto: reprodução/site da Alepe.

Em conversa com o Blog do Jamildo, o professor Lupércio afirmou ter sido “pego de surpresa com a notícia”. “É a primeira vez na Alepe que a pessoa é substituída de uma comissão sem ter nem uma conversa prévia”, criticou.

O parlamentar afirmou que vai entrar com um pedido de informações à Mesa Diretora da Alepe cobrando explicações sobre o afastamento. “Eu participava de todas as reuniões, era atuante. Não entendo porque me afastaram”, frisou.

Questionado se o gesto pode ser uma retaliação por ele não ter votado favorável ao governo no projeto do piso salarial, o deputado preferiu não comentar o assunto.

O deputado não participou da votação do Projeto de Lei 79/2015, que altera o piso salarial do magistério de Pernambuco. A proposta foi aprovada por 26 votos a favor e 11 contra. Lupércio também não compareceu à reunião da Comissão que deu um parecer favorável ao projeto.

“Eu queria conhecer o projeto de lei, entender melhor antes de votar”, explicou Lupércio.

Lupércio também tem sido sondado para concorrer à Prefeitura de Olinda, onde o PSB deve lançar o advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos.

O líder do governo, Waldemar Borges (PSB), justificou o afastamento afirmando que o professor Lupércio estava com “dificuldade para comparecer a algumas reuniões que eram importantes para o governo”.

“Respeitamos as dificuldades dele, mas vimos a necessidade de que a bancada governista participasse de forma efetiva das reuniões da comissão”, disse. Questionado se o acirramento da greve dos professores foi fator decisivo para o afastamento, o socialista não comentou.

GREVE – Na última semana, os professores mapearam os caminhos de Paulo Câmara e protestaram em cidades onde o governador participou do seminário do Todos Por Pernambuco.

Dados da Secretaria Estadual de Educação mostram que 57% das escolas (599 unidades) não paralisaram as atividades, enquanto 36% (374 unidades) paralisaram parcialmente e 7% (72 escolas) aderiram totalmente à paralisação.

Deixe um comentário