Atletas de Pernambuco podem ganhar o mundo

A principal novidade no lançamento dos Jogos Escolares de Pernambuco (Jeps), o Programa Ganhe o Mundo Esportivo, não corre o risco de ficar simplesmente no papel. Nesta quinta-feira, o secretário de Turismo, Esportes e Lazer do estado, Felipe Carreras, assegurou que tem orçamento para enviar atletas de destaque para intercâmbio fora do país, ainda este ano, apesar da alta do dólar e da crise que o Brasil atravessa.”Está pactuado com o governador Paulo Câmara. Tem orçamento para o primeiro grupo contemplado. Em breve, daremos mais informações sobre o Programa”, frisou Carreras.

No evento de lançamento dos Jeps 2015, que ocorreu nesta quinta-feira, na sala Caruaru, do Centro de Convenções, o secretário trouxe outras informações sobre as alterações na competição, que está indo para sua 56ª edição. A abertura oficial será na segunda-feira, às 15h, no Chevrolet Hall, com desfile das delegações, banda marcial, pira olímpica e, por fim, um show para os atletas se confraternizarem.

E, neste ano, a festa terá um homenageado. O ex-jogador de vôlei, o pernambucano Pampa, campeão olímpico em Barcelona, em 1992, já está na capital pernambucana para a festança. Nesta quinta, Pampa esteve ao lado de Carreras e Diego Pérez na coletiva de lançamento dos Jogos. “Fazia 20 anos que não recebia uma homenagem. estou honrado com o convite que recebi do meu estado. Durante a participação nos Jogos Escolares, eu não jogava nada, mas estava lá torcendo (risos). Tenho certeza que nesta edição, vamos revelar
muitos atletas, principalmente, da rede pública”, comentou Pampa, atualmente gestor público na cidade de Campos, no Rio de Janeiro.

O ex-jogador, que estudou no Salesiano e Colégio Boa Viagem, aproveitou a oportunidade para tornar pública sua experiência nessa área. Destacou que é importante elaborar projetos convincentes para a captação de recursos. Pampa disse ainda que uma lei estadual de incentivo fiscal é importante para atrair futuros investidores.

“Fiquei feliz em saber que a elaboração de uma lei estadual de incetivo ao esporte já estava na pauta do Felipe (Carreras). Rio de Janeiro e São Paulo já fazem isso muito bem. Com uma lei, o investimento fica para o estado. Não passa pelas mãos de nenhum outro órgão”, explicou Pampa, que traz na certidão de batismo o nome André Felippe Falbo Ferreira.

Enquanto a secretaria qualifica seus projetos – e tenta apagar as atrocidades das gestões passadas -, fazer um evento compatível com os atletas estaduais será o primeiro grande desafio da gestão. E, ao que parece, o desafio está sendo encarado com seriedade e empolgação.

“Tivemos um olhar especial para fazer esses Jogos Escolares. Queremos resgatar os tempos áureos dos Escolares, dos quais tive o prazer de participar”, declarou o secretário Felipe Carreras.

O executivo da secretaria, Diego Pérez, arregaçou as mangas para tirar do papel todas as mudanças que os Jeps sofreu. “Estaremos dando uniformes para a fase final dos Jogos. Vamos eleger um mascote que três artistas plásticos locais fizeram. Um hotsite já está no ar com as notícias dos Jogos”, acrescentou Pérez.

E as novidades não param por aí. A secretaria vai custear a hospedagem dós colégios da rede particular de ensino que chegaram a fase final dos Jeps. Isso já acontece com as escolas públicas (para estas, a secretária assume também os gastos com alimentação). “A grande final do futebol, da categoria infantil, será na Arena PE”, completou Diego Pérez.

Deixe um comentário