Educação: ETE Arlindo Ferreira representa Pernambuco em Fórum Mundial

A rede estadual de Pernambuco participará ativamente do III o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que está sendo realizado no Centro de Convenções, em Olinda. O evento, promovido pelo Ministério da Educação e Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), segue até o dia 29 e deve reunir mais de 15 mil pessoas do Brasil e do mundo, entre palestras, debates, conferências, além de atividades culturais.

Na categoria Atividades Autogestionadas, concorrendo com trabalhos de todo o Brasil, Pernambuco teve 14 projetos selecionados, e a Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos, localizada em Sertânia, foi a única unidade estadual com dois projetos aprovados: UTILIZAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA PARA FUNCIONAMENTO DE UMA REDE SEM FIO SUSTENTÁVEL, participará da Mostra de Inovação Tecnológica; e PRODUÇÃO DE COSMÉTICOS À BASE DO LEITE DE CABRA, estará na Feira de Economia Solidária. Os projetos envolvem 14 educandos, 04 professores, 02 coordenadores, e o gestor da escola.

“Este é um grande momento para a Educação Profissional de Pernambuco. Será um marco na história da Escola Técnica Arlindo Ferreira dos Santos, já que poderá apresentar dois de seus projetos para pessoas e instituições do Brasil e de várias partes do mundo. Além da oportunidade de conhecimento e troca de experiências que o evento irá nos proporcionar”, ressaltou o gestor da ETE AFS, Júlio César Albuquerque.

O Fórum vai reunir nomes reconhecidos na área de educação, como Moacir Gadotti, discípulo de Paulo Freire e professor titular aposentado da Universidade de São Paulo; a italiana Silvia Manfredi, professora titular aposentada da Universidade Estadual de Campinas; além de Mariela Castro, filha do presidente de Cuba, Raul Castro, militante do movimento LGBT e Diretora do Centro Nacional Cubano de Educação Sexual. Profissionais do Canadá, Portugal, Espanha, Colômbia, Reino Unido e Uruguai também estarão presentes para tratar de temas ligados a inovação tecnológica, empreendedorismo, políticas públicas e movimentos sociais.

 O evento contará com 384 atividades, ministradas pelas 150 instituições integrantes do comitê de organização do evento. São 102 oficinas, 24 lançamentos de livros, 25 palestras, 52 mesas redondas, além de 100 atividades culturais, entre apresentações musicais, encenações teatrais, exibição de filmes e exposições. Dentro da programação, acontece a Mostra de Inovação Tecnológica, com a exposição de 52 projetos desenvolvidos por pesquisadores de todo o país. Neste ano, o homenageado do evento é  o pernambucano Josué de Castro.

A inscrição no Fórum é gratuita e pode ser feita no site oficial do evento.

A programação completa pode ser acessada no site do evento.

Deixe um comentário