Fundação Cultural concede Virgulino Ferreira

A Fundação Cultura Cabras de Lampião celebra seus vinte anos de estreia promovendo o XI ENCONTRO NORDESTINO DE XAXADO, nos dias 03, 04, 05, 06 e 07 de junho de 2015, reunindo grupos de todo Nordeste, com convidados do Norte e Sul, incluindo outros ritmos, para festejar a cultura popular.

Dentro da programação, no dia 06, sábado, às 15 horas, o Museu do Cangaço será palco de um momento solene especial, a entrega da COMENDA VIRGOLINO FERREIRA DA SILVA para vinte parceiros e incentivadores da do Grupo, “principalmente para aquelas pessoas que ao longo das duas décadas se destacaram como incentivadores da cultura em Serra Talhada, valorizando a história” justifica Cleonice Maria, presidente da Fundação. Conforme a produção, centenas de pessoas constavam na lista inicial, mas a proposta era selecionar apenas vinte. “Não foi fácil, por que um volume alto de pessoas e entidades ajudou a construir essa história, mas como a ideia era um número coincidente com a idade do grupo, ficou em vinte”, explica Karl Marx, produtor cultural.

Os escolhidos, outorgado pela Universidade Livre e Popular dos 7 Sertões de Pernambuco, na  luta neste combate pela cultura viva do culto Brasil oculto, foram : Adriano Marcena, Afonso Oliveira, Augusto César Elihimas de Carvalho, Carlos Evandro Pereira de Menezes, Célio Márcio Antunes de Lima, Feliciano Félix, Fernando Ferro,Ivaldo Nogueira, Jaime Amorim, José Manoel Sobrinho,Josenildo André, Luciano Duque de Godoy Sousa, Lula Gonzaga, Manoel Casciano, José Pimentel, Luiz Pinheiro de Barros, Rui Grude, Vanderlei dos Santos Catalão, Vera Ferreira e Wanessa Campos.

O QUE É COMENDA? – Comenda é uma condecoração concedida a pessoas que se destacam em suas áreas de atuação, desde artistas, políticos, empresários e esportistas. Quando surgiu na Idade Média, a recompensa tinha um significado bem diferente. Naquele tempo, a comenda era um benefício dado a membros do clero ou a militares que demonstravam valentia em batalhas.

Deixe um comentário