Eleições de 2016: Garanhuns e Arcoverde podem reproduzir rivalidade vista em 2014

Por Carolina Albuquerque, do Jornal do Commercio

Dois redutos do PTB, Garanhuns e Arcoverde são exemplos de conjunturas políticas que levaram uma chacoalhada após as eleições de 2014, quando o PTB e o PSB caminharam separados.

O rompimento entre petebistas e socialistas na corrida para governador provocou baixas na base governista do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), “fiel escudeiro” do ministro Armando Monteiro (PTB). Efeito ainda mais incisivo ocorreu em Arcoverde, quando a prefeita Madalena Britto, então no PTB, apoiou Paulo Câmara (PSB) em vez de Armando. Assim, para 2016, um novo xadrez político se desenha.

Em Garanhuns, o prefeito Izaías Régis ainda não tem um adversário natural e de peso para as próximas eleições. Dois dos seus opositores de 2012, para se ter ideia, não representam mais uma ameaça. Comenta-se nos bastidores que o ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz (PHS), que tentou duas vezes ser prefeito de Garanhuns, não tem mais interesse no cargo.

Pesa contra ele o fato de suas contas, na época de prefeito de Caetés, terem sido rejeitadas pelo Tribunal de Contas (TCE). O seu apoio, cobiçado, ainda não está definido. Outro nome eliminado foi o do ex-prefeito Silvino Andrade Duarte (PSDB), que a poucos dias do fim da campanha, desistiu da candidatura e apoio Izaías.

Ainda sem uma oposição forte, o assunto que tem dominado a política local é o rompimento do prefeito com a vice, Rosa Quidute (PT). Nomes já estão sendo ventilados para ocupar o lugar dela em 2016.

De olho nesse vácuo oposicionista, o vereador Sivaldo Albino (PPS) tenta se cacifar para o pleito majoritário. Para isso, precisará construir um palanque forte. O apoio de Zé da Luz e do PSB são importantes, seja para governo seja para oposição. Há dúvidas, contudo, se a legenda socialista vai apresentar um nome para a eleição. Em 2012, a tentativa de emplacar Antônio João Dourado, ex-prefeito de Lajedo, foi frustrada.

Em Arcoverde, a situação já está clara. De olho na reeleição, Madalena Britto, desfiliada do PTB, é cortejada pelo PSB. No palanque oposto, estará o candidato dos seus ex-aliados: deputado federal Zeca Cavalcanti e deputado estadual Julio Cavalcanti, ambos do PTB. “Vamos ter candidato”, garantiu Julio. Caso nenhum dos dois se arvore em assumir a missão (Zeca já foi prefeito), duas opções são consideradas: a esposa de Zeca, Nerianny, ou o vereador oposicionista Luciano Pacheco.

Deixe um comentário