Estado amplia sistemas de dessalinização

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, está acompanhando de perto todas as etapas do processo que vai resultar na implantação dos 170 sistemas de dessalinização conveniados com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Programa Água Doce (PAD), com orçamento de R$ 36.9 milhões.

Hoje, o secretário discutiu com a equipe técnica do MMA propostas e alternativas para dar celeridade as ações de diagnóstico nos municípios, com realização dos testes de vazão, análise da água dos poços e de contratação dos equipamentos. Ações previstas para novembro deste ano.

O edital da empresa que fará o diagnóstico será lançado ainda esta semana, entretanto a Secretaria de Agricultura vai realizar um levantamento prévio, utilizando a mão de obra dos técnicos do IPA. “As ações do programa, na nossa linha de execução, não caminham sozinhas em Pernambuco, pois temos a preocupação de integrar as obras hídricas com todas as nossas vinculadas e assim agilizar o processo”, pontuou o secretário Nilton Mota, durante a conversa com o coordenador nacional do PAD, Renato Saraiva.

“Esse mapeamento antecipado é muito bem-vindo e atende aos critérios do programa que exige dos estados a realização do triplo de diagnósticos a partir do total de sistemas conveniados”, ressaltou Saraiva. Em Pernambuco, 510 comunidades serão mapeadas. Os técnicos vão analisar um conjunto de fatores, entre eles, o estado de conservação, a vazão e teor de salinidade da água encontrada nos poços, a presença de metais pesados e o acesso a energia elétrica. Esses resultados vão apontar a viabilidade da instalação e o perfil do dessalinizador, que atua a partir do sistema de osmose inversa.

As ações do PAD em Pernambuco irão beneficiar aproximadamente 60 mil pessoas que vivem em comunidades rurais mais vulneráveis em relação ao acesso a água e com os piores indicadores sociais. A empresa vencedora, além de fornecer os equipamentos, será responsável pela instalação, manutenção completa e monitoramento dos equipamentos.

Deixe um comentário