Dilma se reunirá com Lula e Temer para definir reforma ministerial

Dilma discursou nesta segunda em Nova Iorque / Foto: AFP

A presidente Dilma Rousseff se reunirá a partir desta terça-feira (29) com Lula e Michel Temer para garantir um formato de reforma ministerial que lhe traga apoio no Congresso. Segundo a Folha de S. Paulo, a presidente passa por grande dificuldade para definir o novo desenho da Esplanada dos Ministérios. O PT e o PMDB serão as principais legendas contempladas com a mudança de nomes à frente das pastas.

O ex-presidente Lula declarou a assessores e aliados que viajará a Brasília nesta quarta (30) para acompanhar Dilma nas decisões da reforma e assegurar o lugar dos petistas. Já o vice-presidente, Michel Temer, ajudará a Rousseff a beneficiar, também, nomes do PMDB, que iniciaram uma verdadeira briga pelo controle das pastas.

Devido à ausência da presidente, sua equipe de articulação política tentou chegar a um acordo entre a bancada do PMDB na Câmara dos Deputados e o grupo de Temer. Rousseff esteve nos Estados Unidos, onde discursou nesta segunda-feira (28) em Nova Iorque, na abertura da Assembleia Geral da ONU.

Com o impasse peemedebista na reforma, a cúpula do Planalto considera improvável que as mudanças sejam realmente anunciadas amanhã. Segundo a Folha, grupo avalia ser mais vantajoso a presidente acomodar as distintas forças do PMDB a cumprir promessa de cortar dez ministérios, feita no começo do mês.

Deixe um comentário