Fundaj investiga as 20 cidades de Pernambuco sem casos de Coronavírus

Nesta quarta-feira (27) Pernambuco registrou, de acordo com o balanço da Secretaria Estadual de Saúde, 1.065 novos casos de coronavírus. Agora, o Estado totaliza 29.919 diagnósticos e 2.468 óbitos da doença.

Mesmo com números alarmantes, ainda há 20 municípios que não contabilizam nenhum caso da covid-19 no Estado. Esse fenômeno foi estudado por pesquisadores do Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social (Cieg) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), com o objetivo de identificar as causas do sucesso no combate da doença.

Com a listagem dos municípios que ainda não confirmaram casos da doença, os pesquisadores constataram que o isolamento geográfico e uma menor densidade populacional são fatores importantes para o controle da disseminação do novo vírus. Os dados do estudo foram atualizados nesta quarta-feira (27) e podem ser acessados no Paínel Analitico da Covid-19 da Fundaj, no site da instituição.

Os pesquisadores analisaram, de início, o mapa dos municípios sem a doença. Dessa forma, perceberam a primeira causa do “atraso” do contágio: a maioria é formara por cidades que não estão conectadas ou próximas a alguma rodovia de grande tráfego. “Existe exceção no caso de Belém do São Francisco (BR-316) e Exu (BR-122). Porém, em ambos, há pouco fluxo de veículos se comparados, por exemplo, a BR-101 ou BR-232”, pontuou Neison.

Outro fator característico das cidades sem contaminação é o pequeno porte. Cerca de 80% desses municípios estão abaixo de 20 mil habitantes. Nesse grupo, a cidade de Ingazeira é a menor, com 4.548 habitantes. Enquanto Iati é a maior, com 19.197 habitantes. Assim, a densidade populacional e o distanciamento geográfico são fatores determinantes na evolução da disseminação da pandemia.

Confira as cidades sem coronavírus em Pernambuco

 – Ingazeira,

– Calumbi;

– Solidão;

– Brejinho;

– Palmeirinha;

– Ibrajuba;

– Brejão;

– Calçado;

– Angelim;

– Morelândia;

– Belém de Maria;

– Lagoa do Ouro;

– Santa Filomena;

– Mirandoa;

– Iati;

– Belém do São Francisco;

– Marari;

– Flores;

– Tacaratu;

– Exu;

Deixe um comentário