UEPB aprova regulamentação de aulas online a partir de 3 de agosto

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aprovou na tarde desta sexta-feira (26) a regulamentação de ensino remoto para alunos da instituição a partir do dia 3 de agosto. As atividades presenciais estão suspensas na instituição desde o dia 17 de março por causa da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A decisão foi tomada durante uma reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) que analisou sugestões dadas por meio de uma consulta pública. A medida foi regulamentada por meio de uma resolução, dividida em três fases.

A Resolução, com 27 artigos, estabelece normas para disciplinar a realização de componentes curriculares e de outras atividades de aprendizagem, orientação, pesquisa e extensão, por meio de atividades não presenciais, na graduação, na pós-graduação e no ensino médio/técnico.

O texto determina que as atividades não presenciais serão realizadas, excepcionalmente, durante o período de suspensão total ou parcial das atividades presenciais, decorrentes dos efeitos da pandemia de Covid-19.

Ainda conforme a resolução, a matrícula dos alunos em novos componentes curriculares e o reajuste de matrícula serão feitos de 20 a 24 de julho.

Até o dia 3 de agosto, a universidade vai capacitar os professores que tiverem dificuldade com as ferramentas de ensino remoto. Outra medida que deve ser tomada nesse período é a garantia de acesso às aulas para todos os alunos.

Conforme o pró-reitor de graduação da UEPB, o professor Eli Brandão, o ensino remoto já havia sido autorizado pela universidade para professores que possuem afinidades com meio eletrônicos, desde que contassem com aprovação total das tumas.

Ainda segundo Eli, pelo menos 25% das turmas haviam adotado as atividades remotas em uma primeira fase de readequação do ensino durante a pandemia.

A segunda fase começa no dia 3 de agosto, quando se pretende alcançar todos os alunos. Já a terceira fase da resolução estabelece o retorno das atividades presenciais, que ainda não possui data prevista para acontecer.

Deixe uma resposta