Atividades turísticas cresceram 18,9% em Pernambuco segundo o IBGE

O IBGE comprovou o que o Governo de Pernambuco e o trade local já vêm sentindo nos últimos meses: o turismo do estado retoma suas atividades com fôlego e, a cada mês, mais turistas e pernambucanos percorrem os principais destinos de Pernambuco. E a nossa economia agradece.

Segundo levantamento do IBGE, anunciado na última sexta-feira, o índice de atividades turísticas em Pernambuco cresceu 18,9% em julho, com relação a junho deste ano. O bom resultado coloca o Estado como o primeiro do País com relação à retomada do turismo, bem acima da média nacional, que foi de 4,8%.

“O bom resultado confirmado agora pelo IBGE mostra que estamos no caminho correto de reabertura do nosso turismo. Com um trabalho conjunto com o trade, na elaboração dos 12 protocolos de segurança para o turismo, seguimos reativando todos os segmentos do turismo, dos hotéis aos jangadeiros, empresas de receptivo e todas as demais que compõem a cadeia do turismo em Pernambuco. Sempre com muito cuidado, preservando o bem maior que é a saúde de todos”, declarou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco Rodrigo Novaes.  

O segmento de turismo no País havia acumulado perda expressiva entre março e abril (-68,1%), como consequência do isolamento social, que atingiu mais intensamente boa parte das empresas que compõem as atividades turísticas, principalmente, transporte aéreo de passageiros, restaurantes e hotéis.

Pernambuco lidera o ranking de julho, que segue com o Distrito Federal (15,4%), Rio de Janeiro (11,5%), Minas Gerais (5,5%) e São Paulo (5,4%). Em sentido oposto, Ceará (-23,0%) e Santa Catarina (-4,8%) exerceram os principais impactos negativos.

Entre os principais destinos do Estado que já sentem o impacto positivo da retomada gradual do turismo, estão a capital, Recife, e todo o litoral Sul e Norte, puxado por Porto de Galinhas. No feriadão de 7 de Setembro, o balneário mais famoso do Estado atingiu média de ocupação de 80%, segundo a ABIH. 

Boas notícias vêm também do interior do Estado, com Gravatá e Bonito liderando a retomada e registrando hotéis cheios no feriadão, seguidos por Bezerros (Serra Negra) e o Vale do Catimbau. No Sertão, Triunfo, famosa pelas baixas temperaturas, já sente a volta dos turistas.

Deixe uma resposta