Pernambuco tem o 3º melhor Ideb 2019 do País, no ensino médio, na rede estadual

Pernambuco obteve a terceira melhor colocação no ensino médio entre as redes estaduais de ensino, comparado com restante do Brasil, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019. O indicador de qualidade é aferido a cada dois anos pelo Ministério da Educação (MEC). O Estado ficou com média 4,4, empatado com o Paraná. Em primeiro lugar está Goiás, com 4,7, e em segundo, Espírito Santo, com 4,6.

Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (15), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pelas estatísticas educacionais oficiais do Brasil.

O Ideb é calculado para o ensino fundamental e para o ensino médio, com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb avalia os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O índice final varia de 0 a 10.

Inicialmente, quando essa matéria foi publicada, consideramos as médias gerais dos Estados, juntando o desempenho das redes pública e privada. Nesse caso, Pernambuco ocupa a 4º colocação, empatado com o Distrito Federal. Mas o Inep alerta que no caso das escolas estaduais, a participação é censitária, ou seja, todos os alunos fazem o Saeb. Entre as escolas privadas, a participação é voluntária.

Por isso, o ranking que melhor representa o desempenho no ensino médio é o da rede estadual. E por esse motivo, o título primeiramente publicado foi corrigido com a posição de Pernambuco na rede estadual (antes dizia a posição geral).

METAS

O índice tem metas diferentes para cada ano de divulgação e também metas específicas nacionais, por unidade da federação, por rede de ensino e por escola. A intenção é que cada instância melhore os índices para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Ideb 2019 – Pernambuco

Ensino médio

Total – 4,5

Rede estadual – 4,4

Rede privada – 5,9

Anos iniciais – ensino fundamental

Total – 5,5

Rede pública – 5,1

Rede estadual – 5

Rede privada – 6,5

Anos finais – ensino fundamental

Total – 4,8

Rede pública – 4,5

Rede estadual – 4,7

Rede privada – 6

Deixe uma resposta