Projeto Rua Viva chega ao bairro Mário Melo Nova

Para gerar a sensação de pertencimento e bem-estar, o Governo Municipal de Sertânia criou, ainda em 2019, o projeto Rua Viva. A ação tem como proposta revitalizar espaços que estavam inutilizados ou eram usados para finalidades inadequadas, em ambientes de convívio e lazer. A primeira comunidade beneficiada foi o Corredor de João Pires. Agora, a ação chegou ao bairro Mário Melo Nova.

O espaço escolhido para receber a iniciativa era usado como ponto de lixo e recebeu serviços que deixaram o lugar bonito e agradável. Foram colocados pneus e bancos coloridos; para permitir a permanência das pessoas; postes, para melhorar a iluminação; e brinquedos para as crianças. Houve, ainda, um investimento na arborização, com plantio de ipês e palmeiras a fim de criar ambientes sombreados, garantindo um bom clima. A ideia da Prefeitura é que a população possa ocupar esses lugares, os utilizando como ponto de lazer e bem-estar. 

A intervenção também é uma forma de economia para o poder público. No corredor de João Pires, por exemplo, onde foi encerrado o ponto de lixo, a Prefeitura disponibilizava maquinário e profissionais para realizar a limpeza do espaço duas vezes por semana, um gasto de R$ 1.200/mês. Hoje, com o local revitalizado a gestão praticamente zerou esses custos. O projeto leva em consideração, ainda, o cuidado com a natureza reutilizando materiais que seriam descartados, como pneus.

O comerciante Luan, que mora há 20 anos na Mário Melo, demonstrou muita satisfação com o projeto, “Aqui era lixo, tinha a questão do mau cheiro, muitas moscas, eu ficava com vergonha dos clientes, dos fornecedores, mas agora está 100%. Dá para sentar, conversar, as crianças podem brincar,  mudou muito, deu uma vida no bairro todo”.

A Cícera, também moradora do bairro, concorda, “Tinha muito lixo, mesmo eles fazendo as coletas eram muitos os transtornos e depois da praça melhorou bastante, ninguém está colocando mais lixo nesse ponto. Agora é um local onde meu filho pode brincar, foi muito bom para as crianças e paras os adultos também. Está muito bom”.

O Projeto Rua Viva destaca-se também pela participação popular nos trabalhos. A comunidade ajuda no cuidado diário com o jardim e na preservação da intervenção que foi feita. A iniciativa nasceu a partir de uma ação realizada em Recife, denominado Morro Vivo. Os trabalhos devem alcançar outras localidades em breve, estão na lista Imaculada Conceição e Jardim Cocane. A proposta é construir áreas de convivência e trazer mais cor para Sertânia. 

Deixe uma resposta