Inscrições para as Escolas Técnicas Estaduais são prorrogadas até o dia 23

Antes previsto para encerrar no dia 16 de novembro, o período de inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) foi prorrogado pela Secretaria de Educação e Esportes. Agora, os interessados têm até a próxima segunda-feira (23) para realizar o cadastro no certame que irá preencher as 8.445 vagas em cursos técnicos, que estão ofertados na forma médio-integrado à educação profissional, em jornada integral, pelas ETEs.

De acordo com a secretaria, foram recebidas mais de 21 mil inscrições até o momento, distribuídas entre os 26 cursos disponíveis em diversas áreas de atuação. Destes, seis estão sendo ofertados pela primeira vez: Farmácia, Rádio, TV e Internet, Produção de Áudio e Vídeo, Artes Visuais, Teatro e Sistemas de Energia Renovável.

No ranking dos cursos mais procurados estão Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Rede de computadores em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Em quarto lugar está Logística.

A prorrogação das inscrições não impactará no cronograma da seleção, que permanece de acordo com o que havia sido divulgado anteriormente. O processo seletivo tem apenas uma etapa, constituída de prova objetiva que será realizada de forma eletrônica e remota. O teste acontecerá entre os dias 17 e 27 de novembro e terá 20 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas para cada uma delas, na qual apenas uma será correta, abrangendo os conteúdos relativos às disciplinas de língua portuguesa e matemática.

As inscrições estão sendo realizadas pelo site da Secretaria de Educação. Caso o candidato não tenha acesso à internet, as ETEs disponibilizarão um local de apoio com computador para efetivação da inscrição.  O resultado final será divulgado no próprio site no dia 4 de dezembro com a nota e situação do estudante em relação à classificação por Escola/Curso.

A lista de documentos necessários para participar da seleção pode ser encontrada no edital do processo, disponível no site da inscrição. É importante destacar que o estudante deve informar o local e horário da prova, pois, apesar de o teste ser realizado de forma virtual, o candidato que não tiver acesso à internet, poderá fazer o exame de forma presencial em uma das ETEs. 

Deixe uma resposta