Obra do Eixo Norte da Transposição do São Francisco será reativada

Os lotes do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco que foram paralisados por problemas orçamentários na construtora Mendes Júnior, investigada pela Operação Lava Jato, terão as obras retomadas ainda neste ano. No Recife, o ministro da Integração, Helder Barbalho, informou que está na fase final do levantamento dos itens que precisam ser concluídos no trecho em questão. Quando concluir este trabalho, o ministro pretende lançar o edital de licitação para a conclusão da obra em até 30 dias. Ele ainda prometeu licitar a recuperação da Barragem de Jucazinho.

“Esperamos que o edital da Transposição transcorra em sua normalidade para que as obras sejam retomadas o quanto antes e que, em 2017, possamos concluir o Eixo Norte”, disse Barbalho, explicando que o levantamento é necessário para avaliar o que não foi cumprido no plano licitado inicialmente. “O resíduo desse contrato vai compor a nova licitação”, completou o ministro, que anunciou a realização do novo edital na semana passada, depois que a Mendes Júnior disse não ter mais condições de dar prosseguimento à obra. Orçados em R$ 1,2 bilhão, os processos que estavam nas mãos da empreiteira previam a construção das estruturas de engenharia da Meta 1N do Eixo Norte, que compreende a captação de água do Rio São Francisco, em Cabrobó, Sertão de Pernambuco, até o início do reservatório Jati, no Ceará.

Sobre o Eixo Leste, Barbalho garantiu que o cronograma está sendo respeitado. Por isso, espera que o eixo comece a operar em 2016. No Recife para participar de reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, o ministro dis­se que a recuperação da Barragem de Jucazinho também será licitada nos próximos dias. “Estamos concluindo o processo de verificação de preços e avaliando a necessidade de processos emergenciais para lançar o edital”, informou. A fim de garantir a segurança hídrica, ele prometeu reforçar as obras da Adutora do Agreste, construir adutoras de engate rápido e ampliar carros-pipa.

Deixe um comentário