Paulo Câmara assina decreto para criação do Bope no Estado

Após tramitar em regime de urgência na Alepe, o projeto que autoriza a criação do Batalhão de Operações Especiais (Bope) em Pernambuco teve o decreto de criação assinado nesta terça-feira (6) pelo governador Paulo Câmara (PSB). O sociasta se reuniu durante a manhã com seis prefeitos do Agreste Setentrional e aproveitou para ratificar o projeto. Segundo o secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia, que deu entrevista ao fim do encontro, a previsão é que a ‘tropa de elite’ esteja atuando a partir do segundo semestre deste ano.

A tropa especializada contará com 300 policiais e a expectativa, segundo o Estado, é que a capactiação dos policiais tenha início nos próximos meses.

Segundo Gioia, a função do Bope será atuar em cima do crime organizado e em situações críticas. Haverá pessoal qualificado para fazer gerenciamento de crise e apto para fazer interlocução em sequestro.

Quanto à relação da criação do Bope com o Pacto pela Vida, o secretário pontua que o Bope tem objetivo de atuar em cima de outros crimes, além do Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), mas afirma que, eventualmente, as investidas da ‘tropa de elite’ pode ajudar na redução dos índices de homicídios. “Existem homicidas que atuam com latrocínio, sequestram e, eventualmente, atuam no tráfico de drogas”, explica.

GRATIFICAÇÃO

Esses policiais também terão uma gratificação específica de R$ 2.525 para praças e oficiais e de R$ 3.620 para o comandante.

Investimentos já anunciados pelo Estado, como munição de grosso calibre e os novos helicópteros com visão noturna, serão direcionados para o Bope.

Deixe um comentário