PSDB quer filiados na oposição a Eduardo Campos

Uma determinação expedida, ontem, pela executiva regional do PSDB deve causar polêmica nos diretórios municipais e comissões provisórias da legenda em Pernambuco. Baseado na cláusula do estatuto partidário que exige dos filiados “disciplina e fidelidade partidárias”, o secretário-geral da legenda, deputado estadual Betinho Gomes, determinou que todas as instâncias do partido em Pernambuco realizem reuniões para afinar a oposição ao governo Eduardo Campos (PSB).

“Queremos com isso ter um levantamento dos filiados que estão seguindo a orientação do partido. A ideia é que se afine a posição na própria instância municipal ou comissão provisória. Mas os casos que se apresentarem mais complicados, devem ser encaminhados para a estadual”, esclareceu o parlamentar.

A polêmica deve surgir porque o ex-deputado estadual Pedro Eurico – filiado ao partido – desempenha a função de secretário estadual da Criança e Juventude na administração socialista, o que abre precedente para que outros filiados possam se sentir à vontade para apoiar o governo de Campos.

Questionado sobre o caso, Betinho Gomes reafirmou a posição de que o ex-deputado não representa o PSDB na administração estadual. “Ele tem uma posição que não representa o partido”, disparou Gomes. Nos bastidores, Pedro Eurico está sendo tratado apenas como mais um filiado. Entretanto, as lideranças ligadas ao presidente estadual da sigla, deputado federal Sérgio Guerra, garantem que o ex-deputado não é mais recebido como um militante partidário.

O PSDB tirou a “recomendação” de afinar posições exatamente na semana em que a Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase), submetida à pasta de Pedro Eurico, passa por uma crise com a fuga de 92 adolescentes da unidade localizada na Abdias de carvalho, a maior na história de instituição.

“Já vínhamos discutindo essa recomendação, amadurecendo essa ideia. Não foi uma decisão de hoje. Não se trata de uma imposição, mas sim de uma recomendação. E Com isso começamos a definir nossos posicionamentos”, arrematada o deputado tucano.

Deixe um comentário