Mês de agosto foi o menos violento em Pernambuco nos últimos 7 anos

 / Foto: Rodrigo Lôbo/JC ImagemA Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou, nesta terça (3), um levantamento que revela queda do número de homicídios em Pernambuco. O mês de agosto deste ano foi o menos violento da série histórica, iniciada em maio de 2007, com 214 mortes em todo o estado. Em agosto de 2008, o órgão registrou o maior número de homicídios, 399.

De janeiro a agosto deste ano, a SDS contabilizou 2.048 mortes, 138 a menos que no mesmo período do ano passado, que totalizou 2.186 casos – uma redução de 7%. O Pacto pela Vida, programa de segurança pública desenvolvido pelo governo do estado, prevê uma redução média de 12% no número de homicídios, anualmente.

De acordo com a SDS, 23 municípios, todos no interior do estado, não tiveram registro de homicídios, de janeiro a agosto deste ano. São eles: Betânia, Brejinho, Buenos Aires, Calumbi, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Frei Miguelinho, Granito, Ibirajuba, Ingazeira, Machados, Orobó, Poção, Quixaba, Salgadinho, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Terezinha, Solidão, Triunfo e Verdejante.

De maio de 2007, quando o Pacto começou, a agosto deste ano, a SDS informou que o Recife reduziu em 57,95% o número de homicídios – em Pernambuco, essa taxa diminuiu 37,30%. O órgão também divulgou que a Área Integrada de Segurança (AIS) de Santo Amaro, localizada na área central da capital, foi a que mais reduziu esse mesmo índice, no mesmo período, com queda de 72,66%.

Com os números apresentados, a SDS considera que foram salvas mais de 7 mil vidas. “A gente faz um paralelo com aquilo que vinha ocorrendo, e quando a gente soma com aquilo que conseguiu avançar, chega nesse número [de vidas salvas]”, explicou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.

O secretário executivo de Segurança Urbana do Recife, Eduardo Machado, destacou que, em agosto, a capital teve 13 dias sem homicídios. “Isso demonstra que tanto o Pacto pela Vida do estado quanto o da capital estão na direção certa, e essa união de esforços tem demonstrado que é a melhor coisa a ser feita se a gente quer salvar vidas”, disse.

Entre as operações de combate ao tráfico de drogas, o volume das apreensões de maconha foi o que mais chamou atenção. O total de entorpecente apreendido aumentou 150% entre janeiro a julho de 2012 e janeiro a julho de 2013: foram 904,8 quilos em 2012 e 2,2 toneladas este ano.

Deixe um comentário