Tomate resistente a vírus e altas temperaturas é criado no Sertão

Nova variedade de tomate (Foto: Cristina Lemos / arquivo pessoal)

Um fruto desenvolvido para resistir às altas temperaturas e a doenças causadas por vírus. Essas são as características da nova variedade de tomate lançada na estação experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em Belém do São Francisco, no Sertão de pernambuco.

Segundo a coordenadora do programa de pesquisa de hortaliças do IPA, Cristina Lemos, a variedade é resultado de 12 anos  de estudos no instituto. “Um trabalho iniciado na década de 90, quando o estado de Pernambuco era o segundo produtor de tomate do Brasil, e caiu por conta do aparecimento de doenças causadas por vírus. Desde então, direcionamos um programa de melhoramento até chegar ao “Ferraz IPA 8”, destaca.

O engenheiro agrônomo e melhorista do programa, Edinardo Ferraz, que trabalhou na pesquisa e deu seu sobrenome à variedade, garante que a diferença é que esse tomate consegue se adaptar as condições do Nordeste. “O estudo foi realizado com foco em temperaturas elevadas e para desenvolver uma tolerância aos vírus predominantes no nordeste ‘geminivírus’, transmitido pela mosca branca e outro vulgarmente chamado de ‘vira-cabeça’, que queima o olho da planta”, conta.

De acordo com Ferraz, a variedade consome menos defensivos e possibilita uma qualidade da fruta. “Eu consegui juntar em uma variedade só, a tolerância aos vírus, escolher o tamanho, o formato e a firmeza. O produtor vai trabalhar sem medo e não precisa fazer tantas aplicações de defensivos, reduzindo em 80% o uso de agrotóxicos”, explica.

Para testar a variedade foi cultivado meio hectare de tomates distribuidos em lotes da variedade comum e da desenvolvida pelo IPA. O fruto da variedade conseguiu um alto nível de melhoramento com uma produtividade de 80 toneladas.

O registro do ‘Ferraz IPA 8’ já foi solicitado. “O projeto prevê uma produção em 2015, vamos discutir ainda se haverá a distribuição gratuita ou comercialização da variedade”, argumenta Ferraz.

Print Friendly

2 comentários

  1. IRANICE DIAS DE BRITO

    Olá gostaria de saber como fazer para adquiri dessa variedade de tomate ferraz ipa 8, desejo testa-lo aqui na Bahia.

  2. Reunindo flausernan

    Tenho interesse nessa verdade de tomate residente,para testar aqui no Ceará como adquiri?

Scroll To Top