Serra Talhada: Vereadores denunciam participação do prefeito em troca de área pública por apartamento

Na sessão da Câmara de Vereadores de Serra Talhada (CMST)  da segunda-feira (23) o vereador Gilson Pereira tocou “levemente” em um assunto de uma troca de uma área pública, reservada como “área verde” no Loteamento Preto Inácio no bairro do Ipsep por um apartamento no centro da cidade. A denúncia foi feita pelo proprietário do loteamento e informava que tal “troca”, ou permuta, teria sido feira com conhecimento e participação do prefeito Luciano Duque.

A primeira vista a denúncia parecia ter passado despercebida, no entanto, na sessão desta segunda-feira (02) o assunto voltou a pauta do dia, e desta vez com mais veemência. Os vereadores Gilson Pereira e Leirson Magalhães (líder da oposição) reacenderam o fato e fizeram duras críticas ao prefeito Duque. Segundo Gilson, o prefeito ” está ferindo o artigo 4º parágrafos 1 e 2 da Lei 6.766 sob pena de abuso de autoridade”, e alertou a câmara de que “o cidadão (Duque) está querendo ser o dono do mundo”.

Ainda antes da denúncia dos vereadores na CMST, o C1 conversou com o Sr. Francisco de Assis Inácio, proprietário do loteamento “Preto Inácio” e ele confirmou que de fato houve a negociação e, achando-se prejudicado, já que, depois da troca da área que havia sido reservada para construção de uma praça para o bairro, por um apartamento, sendo que não sabe identificar tal imóvel, este por sua vez já repassou para um terceiro que negociou e “retalhou” as áreas em pequenos lotes, que ferem inclusive as leis municipais. “Está sendo feito um loteamento dentro de outro loteamento que é totalmente legalizado, ferindo todas as leis”, disse na época indignado o Sr. Francisco.

O C1 procurou localizar o imóvel pelo qual foi “trocado” a área do loteamento, antes de tornar pública a matéria, não tendo êxito até o momento. A pretensão do site seria tornar púbico o fato somente após todas as comprovações, no entanto, já que tudo veio a tona na sessão da Câmara, o C1 resolveu publicar a conversa que manteve com Francisco de Assis, ao mesmo tempo que tentou manter contato com o prefeito, sem sucesso.

O fato se torna mais sério a partir do momento que toda negociação foi feita de um bem público, sem o conhecimento da Câmara dos Vereadores, e mais ainda, quando o prefeito, mesmo sendo alertado, em contato telefônico com o proprietário do loteamento disse “eu posso fazer, sou o prefeito”, conforme contou Assis Inácio e informou ainda que a área destinada para o município, media 39×150 metros, “estou sabendo que a negociação foi feita em 20x150metros, ficou ali agora uma área de 19×150… é essa a área que ficou para construção de praça, igreja, escola…”

De acordo com o mesmo, já está de posse de todas as documentações e deverá procurar o Ministério Público para reintegração de posse da área, a não ser que o prefeito reconheça que está errado e devolva a área verde para o loteamento e mande retirar os materiais que já foram colocados no local e declarou: “se  eu conseguir a reintegração, e vou conseguir, porque não vou ficar parado, eu vou chamar a comunidade para nós, comunidade, construirmos nós mesmos aqui algo para comunidade… vamos procurar bancos, cooperativas, mas vamos fazer nós mesmos… não quero mais deixar nas mãos deles”, desabafou.

Na tarde desta terça-feira (03), informações chegaram ao C1 de que estavam sendo retirados os materiais do local, até o fechamento desta matéria nada foi confirmado.

Deixe um comentário