Coluna Moxotó – Bode Atolado na Farofa
Por Prof. Ivan de Lima
Uma das ações mais importantes para beneficiar a população, é a construção e manutenção do sistema de saneamento. A prefeitura deve ter mapas da rede de esgotos além de pessoas com conhecimento e disposição para cuidar deles. O aumento de número de residências também fez aumentar a carga de dejetos nesses esgotos, e as consequências disso já são sentidas pela população.
O prefeito Guga Lins, diante desse problema, está mais perdido que cego no meio de um tiroteio. Tem esgotos estourando em todo lugar, com críticas e cobranças da população quanto ao conserto deles. Inoperantes diante da grandeza do problema, pessoas ligadas ao prefeito procuram transferir responsabilidades, para quem não está mais ocupando o poder municipal.
Acusam, por falta de conhecimento e até por má fé a mim, como ex-prefeito de Sertânia de, segundo eles, não ter sabido usar os quase 7 milhões de reais na construção de nova rede de esgotos na cidade, a partir de 2007. E também por não ter fiscalizado a firma que executou a obra.
Já disse prá eles na Câmara e repito aqui: nunca entrou nenhum real desse dinheiro na conta da prefeitura, na minha época. Desafio quem quiser provar o contrário. Logo, se não entrou esse dinheiro, como eu poderia gastá-lo? O projeto de saneamento foi feito pela COMPESA no Recife, em meados de 1989. A verba foi liberada pelo governo Lula. A licitação foi feita em Brasília, comandada pelo Ministério das Cidades e CODESVASF. A prefeitura não pôde participar de nada. A empresa que ganhou na concorrência e executou a obra, a TR&M, era do Mato Grosso do Sul segundo informações não oficiais.
Coube à prefeitura indicar funcionários para mostrar os locais da rede de esgotos, mas só a TR&M executava os serviços. Inclusive desgraçaram o calçamento de várias ruas, sendo obrigados pela prefeitura a consertá-los. Diziam os responsáveis pela empresa, que iriam executar o projeto como estava na planta, e assim o fizeram até serem afastados pela CODEVASF, com suspensão dos serviços. Ela nos informou, que a verba de quase 7 milhões não foi totalmente aplicada na obra.
Portanto o Sr. Guga Lins não tem que ficar transferindo responsabilidades para quem não tem nada a ver. Deve resolver e não apenas se queixar do problema. O povo elegeu um prefeito para trabalhar e não para se queixar. Sertânia precisa de indústrias para o povo trabalhar, mas não indústrias de queixas. Sertânia elegeu um prefeito que prometia mudar para melhor e não para pior seus serviços básicos, principalmente na área de saúde. A mudança não está seguindo em frente. A vida não está melhorando. O governo Guga Lins lembra hoje o nome de um prato de comida regional chamado “bode atolado na farofa”, só que um bode para consumo, deve ter preferencialmente 6 (seis) meses de vida, logo, esse bode velho da mudança com três anos e três meses de existência, não cozinha nem com cachaça, motivo pelo qual não presta prá ser servido .
Prof. Ivan de Lima * Prof. Ivan de Lima é vereador. Já ocupou os cargos de prefeito, vice-prefeiro, presidente da Câmara de Vereadores e diretor da Escola Olavo Bilac
VAPT – VUPT
CONCURSO – A Secretaria de Defesa Social (SDS) anunciou, no início da tarde desta segunda-feira (4), o concurso para as Polícias Civil e Científica de Pernambuco. Ao todo, serão 966 vagas distribuídas entre 100 delegados, 500 agentes, 50 escrivães, 40 médicos legistas, 56 peritos criminais, 51 peritos papiloscopistas, além de 169 auxiliares. O edital será publicado nesta terça-feira (5) no Diário Oficial (DO). A divulgação do concurso veio seguida do anúncio do novo código penitenciário, que sairá na mesma edição do DO.
CONCURSO 2 – A Câmara Municipal de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, inscreve para 18 vagas. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior. Os salários variam de R$ 940 a R$ 2,4 mil. A carga horária é de 30 horas. O edital está disponível no site da instituição organizadora. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet até o dia 8 de maio.
O POVO DESEJA SABER: Quando o prefeito de Sertânia vai implantar o “modo participativo de governar” que foi prometido para de janeiro de 2013? E criar da Central de marcação de exames e consultas, com ligação através de número 0800 conforme prometido durante a campanha eleitoral através do seu Programa de Governo?
PRA REFLETIR – “É durante as fases de maior adversidade que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si mesmo e aos outros”. Dalai Lama.