A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou, nesta quarta-feira (14), um alerta de chuva com intensidade moderada a forte para diferentes regiões do estado.
O aviso meteorológico é válido por 24 horas, até a noite da quinta-feira (15), para o Agreste, a Zona da Mata Sul e o Sertão do Pajeú, podendo se estender também a Região Metropolitana do Recife, a Zona da Mata Norte e o Sertão do Moxotó.
A Apac informou que o sistema meteorológico chamado de Zona de Convergência Intertropical, comum durante esta época do ano, atua nessas regiões. Ainda segundo a agência, a população deve seguir as recomendações da Defesa Civil.
Chuvas intensas são registradas desde a sexta (9) no Grande Recife e na Zona da Mata. No fim de semana e na segunda (12), deslizamentos de barreiras e transtornos foram registrados na Região Metropolitana. Nesta quarta (14), houve alagamentos e a água invadiu casas em diferentes locais.
Nos últimos dias, o Recife registrou chuvas maiores do que o esperado para todo o mês de abril. De acordo com a Apac, a capital pernambucana teve chuva acumulada de 343,6 milímetros, acima da média climatológica de 326,30 milímetros. Foi o maior índice pluviométrico identificado em todo o estado no período.
Informações: G1