Candidatos denunciam falta de transparência na condução do concurso em Arcoverde

O concurso público de Arcoverde, realizado em 2024, deveria ser uma oportunidade para centenas de educadores, mas agora se transforma em um drama, com a falta de respostas claras da administração municipal. De 56 vagas ofertadas para professores, mais de 5800 candidatos se inscreveram na esperança de garantir uma posição na rede pública de ensino. Porém, ao que parece, as promessas de preenchimento das vagas estão sendo negligenciadas.

De 28 vagas para o cargo de professor de Ensino Fundamental I, 7 foram desocupadas por desistências. E no cargo de professor Infantil, 1 vaga de 9 foi também deixada para trás. A legislação é clara: os candidatos do cadastro de reserva devem ser chamados imediatamente para ocupar essas vagas, mas até agora, nada foi feito. O que está acontecendo?

Arcoverde já conta com 187 professores contratados por excepcional interesse público, principalmente nas áreas de Ensino Fundamental e Educação Infantil. Mesmo com essas contratações temporárias, o número de professores ainda é insuficiente, especialmente para atender à crescente demanda na educação municipal. Mesmo que todas as 28 vagas do concurso fossem preenchidas, a carência de profissionais seria grande.

Com o início do ano letivo de 2025 se aproximando, a cidade se vê diante de uma crise: as vagas não preenchidas e a falta de respostas da administração pública podem comprometer o funcionamento das escolas, afetando diretamente a educação das crianças de Arcoverde. Será que a prefeitura vai cumprir a legislação e chamar os aprovados do cadastro de reserva? Ou as vagas continuarão desocupadas, prejudicando ainda mais a educação local?

Informações: jaulacursos