Jornal Literário O Candeeiro promove oficinas de leitura em escolas de Sertânia

A literatura sertaniense ganhou destaque em Sertânia com uma série de atividades em torno do jornal literário O Candeeiro, projeto coordenado pelo editor e poeta Marcos Rodrigues. As ações fizeram parte da programação do XV Festival Literário do Sertão (FLIS) – A Primavera das Letras.

Na sexta-feira (15), Marcos Rodrigues apresentou o projeto à comunidade através de entrevista no programa Casa dos Poetas, apresentado pelo radialista, professor e escritor Josessandro Andrade, na Rádio Sertânia FM,. No domingo (17), começaram as gravações de um documentário que dá continuidade ao Seminário Mestres do Moxotó.

De 19 a 21, a equipe do projeto passou pela ETE Arlindo Ferreira dos Santos, Eremob, Etelvino Lins, Jorge de Menezes e O Pequeno Príncipe.

Durante os encontros, foi realizado o lançamento do jornal literário O Candeeiro. A programação incluiu participação do poeta Tallison Fernando com leitura e análise de poemas, músicas e biografias de autores sertanienses como Ulysses Lins, Waldemar Cordeiro e Alcides Lopes Siqueira. Os poetas Marcos Rodrigues e Tallison Fernando também apresentaram produções autorais.

As oficinas contaram com a parceria da Biblioteca Escolar Dom Bosco, Miolo de Pote, Moxotó Produções e da Sociedade dos Poetas Escritores Compositores e Artistas de Sertânia (SAPECAS).

De acordo com os organizadores, a receptividade foi marcada pelo entusiasmo de professores e gestores, além do interesse ativo dos estudantes. “Ficamos gratos pela acolhida e felizes com a participação da comunidade escolar”, destacou Marcos Rodrigues.