2021 será ano de Paulo Freire em Pernambuco

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros, promulgou uma lei que institui o Ano Estadual do Educador Paulo Freire, em 2021, para comemorar centenário do pernambucano. A lei foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (9).

A homenagem acontece em meio a críticas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), do ministro da Educação, Abraham Weintraub, e de outros integrantes do governo a Paulo Freire.

Bolsonaro chegou a chamar o educador de “energúmeno”.

Paulo Freire ficou conhecido por defender um método de ensino que usasse o repertório social de cada pessoa. Com isso, criou um método para alfabetizar cortadores de cana-de-açúcar em 45 dias.

Apesar das críticas, o pensamento do pernambucano não é adotado nas políticas de educação brasileiras. Desde 2012, Paulo Freire é considerado patrono da educação no país.

O projeto para homenageá-lo em Pernambuco é de autoria do deputado Gustavo Gouveia (DEM). “Paulo Freire foi educador e filósofo que se destacou por seu trabalho na área da educação popular, voltada para a escolarização e para a formação da consciência política”, diz na justificativa da proposta.

Deixe um comentário