Adufepe articula construção de subsede próxima ao novo Campus da UFPE em Sertânia

Desde o anúncio de que a Universidade Federal de Pernambuco terá um novo Campus, dessa vez, localizado em Sertânia, no Sertão Moxotó, a Adufepe intensificou as articulações para conquistar um espaço e obter a construção da terceira subsede da entidade. Distante 314 quilômetros da capital pernambucana, Sertânia receberá os primeiros alunos e docentes do novo Campus em setembro. No primeiro momento, os cursos funcionarão em um local temporário até a construção da infraestrutura ser finalizada. Nessa segunda-feira (19), a Adufepe também solicitou uma audiência com o Reitor para tratar dos espaços destinados às subsedes do sindicato.

Na última sexta-feira (16), o presidente e vice-presidente da Adufepe, respectivamente, os professores Ricardo Oliveira e Márcio Vilela, estiveram reunidos com a prefeita da cidade de Sertânia, Pollyanna Abreu. No encontro, eles debateram sobre a possibilidade da doação de um terreno para a subsede do sindicato na cidade. Em relação a universidade no município, ela é categórica: “É um sonho saber que muitas pessoas poderão se formar aqui em Sertânia. Eu mesma quis fazer faculdade aqui, mas não pude. Também não tinha condições de ir ao Recife. A criação de uma universidade aqui vai transformar a Educação de toda a região”, conta a prefeita.

A construção do novo campus será em um terreno localizado no bairro Ferro Velho, às margens da PE-280, na saída para Custódia. É próximo deste lugar que a associação busca conquistar um espaço para a subsede de Sertânia. Além da reunião com a prefeita, o presidente e vice-presidente da Adufepe visitaram dois espaços em que a subsede pode funcionar durante o período temporário (enquanto a infraestrutura não estiver finalizada). Uma fica onde funcionarão os cursos, no prédi que pertencia a Secretaria de Educação do município e foi cedido para ser provisoriamente a universidade e o outro local é o Núcleo de Extensão das Regiões do Moxotó, Ipanema e Pajeú (Nemip), ambas edificações estão localizadas na Rua Agamenon Magalhães.

A criação do novo Campus da UFPE oferecerá seis cursos de graduação: Medicina; Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente; Administração Pública; Medicina Veterinária; Engenharia de Energias Renováveis e licenciatura em História. Ao todo serão ofertadas 2.800 vagas nos cursos novos, que serão ocupadas ao longo de cinco anos. Durante os próximos anos também serão contratados 284 docentes e 86 técnicos administrativos em educação.

SUBSEDES
Desde 2022, o Centro Acadêmico de Vitória (CAV) conta com uma sala em que funciona uma subsede da Adufepe. No local, os docentes podem solicitar demandas específicas e também receber suporte jurídico, de progressão, entre outros. Antes da sala, que fica no hall do prédio administrativo, o sindicato também buscou conquistar este espaço para atender as solicitações dos docentes que atuam no CAV.

Atualmente, a subsede do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) funciona em um espaço próximo a sala de convivência dos professores. O presidente da Adufepe, professor Ricardo Oliveira reforça que está dentro dos planos da atual diretoria a construção de um espaço adequado para o funcionamento da subsede em Caruaru. Durante evento no CAA, na semana passada, o presidente afirmou que o sindicato está dando os primeiros passos para a construção de um sonho da categoria.