
Faltando dez meses para as eleições do ano que vem, o cenário para governador em Pernambuco segue inalterado, com o pré-candidato do PSB, João Campos, na dianteira. No último levantamento do ano do instituto Opinião, em parceria com o blog do Magno, em três cenários testados, João abre uma frente de 25 pontos percentuais ante a governadora Raquel Lyra (PSD).
No primeiro cenário, com o ex-ministro Gilson Machado (PL) na condição de candidato do eleitorado conservador, representando o bolsonarismo, João aparece com 53,6% e Raquel, com 26,8%, enquanto Gilson pontua apenas 3,4% e Ivan Moraes (PSOL) tem 0,7%. Brancos e nulos somam 7,6%, e indecisos, 7,9%.

No segundo cenário, trocando Gilson Machado por Eduardo Moura (Novo), João desponta com 54,2%, e Raquel com 27,3%, enquanto o vereador recifense pontua 2,4% e Ivan Moraes, 0,8%. Brancos e nulos somam 8,3%, e indecisos, 7%.

No terceiro e último cenário, confrontados apenas João e Raquel, o socialista lidera com 54,4% e a governadora aparece com 29,7%. Brancos e nulos somam 8,7%, e indecisos, 7,2%.
Na espontânea, cenário no qual os entrevistados são obrigados a revelar a preferência pelo candidato sem o auxílio da cartela com o nome de todos os candidatos, João lidera com 24,6% e Raquel aparece com 16,8%. No quesito rejeição, a governadora bate de longe todos os candidatos.
Entre os entrevistados, 23% disseram que não votariam na governadora de jeito nenhum, seguida por Gilson Machado, que tem 14,3% dos eleitores que disseram que não votariam nele de jeito nenhum. João Campos vem em seguida, com 11,6% dos eleitores que não votariam nele de jeito nenhum, e Ivan Moraes é o menos rejeitado, com 9,2% dos eleitores que disseram que não votariam nele de jeito nenhum.
A pesquisa foi a campo entre os últimos dias 12, 13, 14 e 15, sendo aplicados dois mil questionários em 80 municípios das mais diversas regiões do Estado. O intervalo de confiança estimado é de 95,5%, e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.
As entrevistas foram feitas presencialmente. A modalidade adotada envolveu a técnica de survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.