Com irregularidades em quase 100% da frota, Pernambuco começa a doar ônibus escolares para municípios

Com a frota estadual atualmente em péssima condição para o transporte de estudantes, a governadora Raquel Lyra (PSDB) inicia nesta segunda-feira (3) a entrega de novos ônibus escolares aos municípios do Estado. Ao todo, dentro do programa Juntos pela Educação, a promessa é de que 500 veículos sejam entregues. Em um primeiro momento, o repasse de 100 novos ônibus. 

Levantamento do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) apontou que o Estado começou o ano de 2023 com 532 veículos destinados ao transporte escolar. O número, no entando, cobre apenas 47 cidades do Estado, e o pior é a situação precária que atualmente se encontram. 

Pelos dados do TCE-PE, 97,6% do total da frota estadual apresenta irregularidades. Dentro desse quadro, 13,5% estão em situação grave. A maioria, 34% tem a situação considerada boa, apesar das irregularidades. 

Cerca de 60% dos municípios que dispõem do serviço de transporte escolar para estudantes da rede estadual estão em situação grave, segundo o levantamento do TCE.

A aquisição de ônibus escolares integra o Programa Juntos Pela Educação, que garante um investimento de R$ 5,5 bilhões para a Educação entre os anos de 2023 a 2026. O montante investido diretamente na aquisição dos ônibus ainda não foi divulgado pelo governo do Estado. 

A frota de ônibus escolares do Estado, segundo os dados do TCE-PE é de 227 veículos. Considerando toda a frota (532 veículos), 38,2% já têm entre 10 e 15 anos. Pneus e falta de CRLV representam mais de 82% dos problemas. 

Além do Estado, o transporte escolar conta com veículos próprios dos municípios e repasses do governo federal.