Deu no Blog do Magno: Sertânia usa caminhão do PAC para coletar lixo

A Prefeitura de Sertânia, a 316 quilômetros do Recife, encontrou uma forma diferente de fazer a coleta de lixo no munícipio. Diariamente um caminhão caçamba comprado com recursos do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para atender a Zona Rural da cidade, circula pelos bairros para recolher os resíduos sólidos dos cerca de 33 mil habitantes. Além de deixar as comunidades rurais sem o suporte do veículo, o equipamento inadequado pode expor os garis a riscos de acidentes e de doenças. Os moradores denunciam que outros caminhões menores, do modelo F4000, também vem sendo utilizados para o mesmo fim.

Revoltado com a situação, um leitor do Blog, que não quer ser identificado, enviou uma foto e um vídeo em que mostram um caminhão do PAC transportando o lixo domiciliar. Um profissional de limpeza aparece dentro da caçamba do veículo, ao lado de todo material. Um outro está fora do automóvel e segue a pé ao lado do caminhão. O veículo do PAC foi comprado em setembro de 2013 para auxiliar nas atividades agrárias e de melhoramento de estradas da malha rural da cidade.

A prefeitura confirmou que está usando o caminhão há cerca de 10 dias porque o veículo compactador quebrou. O secretário de Serviços Públicos, Ciro Galindo, disse que o equipamento teve um problema no motor, mas que o conserto ficará pronto até a próxima sexta-feira (27). “Não tivemos alternativa. Ou se usa esse carro ou não se faz a coleta, deixa a cidade suja. Como é um serviço essencial, optamos por usar. É uma questão de emergência”, explicou sobre a legalidade de utilizar o caminhão do PAC para coletar lixo. Ele afirmou ainda que não foi possível adquirir outro compactador pelo processo burocrático que isso demandaria.

Este post tem 2 comentários

  1. EDUARDO

    “O veículo compactador quebrou”Sei! E as outras caçambas?Sertânia só tem o veículo do PAC? sobre Sertânia,a questão é a seguinte: “Se ficar o bicho pega,se correr o bicho come”.

Deixe um comentário