‘Enem dos concursos’: 20 órgãos do governo federal vão participar da prova unificada

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou nesta sexta-feira (29) que 20 órgãos vão participar da prova unificada do governo federal para a seleção de novos servidores, o “Enem dos concursos públicos”. No total, serão 6.590 vagas na primeira edição (veja lista completa abaixo).

No “Diário Oficial da União” desta sexta foi publicado o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que institui esse novo modelo de concurso.

A previsão é de que a prova do concurso será realizada em um único dia, em duas partes:

  • a primeira formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos;
  • e a segunda com questões específicas e dissertativas por blocos temáticos.

O edital do concurso seja publicado em dezembro e as provas ocorram de forma simultânea em fevereiro de 2024 em 179 municípios brasileiros (veja abaixo mais detalhes de como vai funcionar).

A intenção inicial do Ministério da Gestão com o concurso unificado é preencher as milhares de vagas que estão abertas no serviço público federal neste ano. No entanto, segundo o MGI, ele também pode vir a se tornar um modelo de seleção periódico, a exemplo do que já acontece com o Enem para o acesso a universidades públicas.

Alguns órgãos que têm vagas abertas neste ano, mas não aderiram à prova unificada, já divulgaram ou ainda devem publicar editais. Cargos e carreiras que já previam mais de um critério, como provas de título e cursos de formação, vão continuar sendo feitos por seleção específica.

Veja os órgãos que aderiram ao ‘Enem dos concursos’ e as vagas:

Órgãos que aderiram ao Concurso Nacional Unificado — Foto: Reprodução/Youtube

Órgãos que aderiram ao Concurso Nacional Unificado — Foto: Reprodução/Youtube

Como vai funcionar a inscrição?

Os candidatos poderão concorrer a várias vagas de uma mesma área de atuação. Assim, no momento da inscrição, eles deverão optar por um dos blocos temáticos disponíveis.

Depois disso, será necessário indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha. Caso deseje, o candidato também pode se inscrever somente para uma vaga específica.

Para o preenchimento das vagas, a banca vai avaliar o desempenho do candidato na prova e também a ordem de preferência que ele determinou para os cargos.

O edital do concurso deve ser publicado até o dia 20 de dezembro, segundo o MGI.

Como será a prova?

A prova será aplicada em 179 municípios brasileiros e dividida em duas partes no mesmo dia, sendo a primeira formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda com questões específicas e dissertativas por blocos temáticos.

Após a primeira fase poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, entre outras.

A realização da prova está prevista para o dia 25 de fevereiro de 2024, e os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de abril.

Informações: G1