Expectativa é que casos voltem a aumentar a após praias lotadas no feriadão em Pernambuco

Com dias de sol no feriadão da Independência do Brasil, as areias das praias de Pernambuco foram tomadas por cenas de aglomeração e descumprimento de medidas de proteção contra a covid-19. Esse cenário inquietou autoridades sanitárias, sanitaristas, epidemiologistas e parte da população que tem consciência de que o novo coronavírus ainda está entre nós.

Para a médica epidemiologista Ana Brito, pesquisadora da Fiocruz Pernambuco, a consequência do comportamento adotado nas praias no feriadão será refletida nos próximos dias. “A expectativa é que, daqui a 5 dias, volte a aumentar o número de casos. De 10 a 14 dias, podem aparecer as formas moderadas e graves da covid-19. O vírus ainda circula”, destaca Ana Brito.

Nesta segunda-feira (7), Pernambuco confirmou 268 novos casos do novo coronavírus, totalizando 132.420 infecções, com 7.721 mortes desde o início da pandemia no Estado. “A interpretação da população é que está caindo o número de óbitos e que há leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) em número suficiente. Isso não pode ser o parâmetro (para relaxar nas medidas preventivas), mas infelizmente essa percepção foi induzida no imaginário da população”, destaca Ana.

Deixe um comentário