Faculdade de Medicina em Afogados da Ingazeira tem obras iniciadas

Teve início nesta terça-feira (07) a obra da Faculdade de Medicina em Afogados da Ingazeira. Trabalhadores contratados pela UNIFIP estiveram no local para a demarcação e preparação do terreno para a edificação.

A obra começou exatamente no dia seguinte ao ato de lançamento da pedra fundamental da faculdade, pelo prefeito Alessandro Palmeira, e pelo reitor da instituição, João Leuson Gomes.

A pedra fundamental recebeu a bênção solene do bispo diocesano Dom Limacêdo Antônio. Em sua fala, Alessandro Palmeira destacou a importância de um curso de medicina para Afogados. “Estamos vivenciando um momento histórico. Um marco para o desenvolvimento de Afogados. Além do investimento na obra, a faculdade trará para a nossa cidade estudantes de praticamente todo o país, além de professores e corpo técnico-administrativo. Pessoas que virão para a nossa cidade e que aqui vão gastar com aluguel, vestuário, transporte, alimentação, movimentando todos os segmentos de nossa economia. Além disso, firmamos um termo de cooperação onde a faculdade irá disponibilizar bolsas gratuitas de estudos para alunos Afogadenses de baixa renda”, destacou.

O prefeito informou ainda que a UNIFIP, pelo acordo de cooperação, irá investir quatro milhões de reais em melhorias na atenção básica de Afogados da Ingazeira, nos próximos seis anos. O reitor informou que a previsão da instituição é de que sejam investidos na obra algo entre seis e oito milhões de reais.

A solenidade aconteceu na última segunda-feira, no terreno onde já começou a obra da faculdade, ao lado do polo moveleiro. O prefeito também informou aos presentes que já determinou a pavimentação da via no trecho entre o final do bairro São Brás e o Polo Moveleiro.

Presenças registradas do vice-prefeito, Daniel Valadares; do coordenador do curso de Medicina da UNIFIP, o médico Miguel Águila; ex-prefeito Totonho Valadares; vereadores César Tenório, Cícero Miguel, Reinaldo Lima, Raimundo Lima, Douglas Eletricista, Erickson Torres, Sargento Argemiro, Toinho da Ponte e Gal Mariano; Promotor Lúcio Almeida; Márcia Moura, representando a casa de saúde José Evóide de Moura, e Vinícius Torres, coordenador regional da Ciretran. O CDL/Afogados foi representado pelo seu diretor Márcio Victor. O deputado estadual José Patriota esteve representado pelo jornalista Alexandre Moraes. A parte cultural ficou por conta do poeta Diomedes Mariano. Um grande público esteve presente à solenidade.