Instituto Ricardo Brennand é eleito o melhor museu do Brasil

O Instituto Ricardo Brennand (IRB), situado na Várzea, Zona Oeste do Recife, foi eleito o melhor museu do Brasil no prêmio Traveler’s Choice Award, divulgado anualmente pela plataforma TripAdvisor. O estabelecimento superou locais como a Pinacoteca de São Paulo (segundo lugar), o Museu do Amanhã (quarto), no Rio de Janeiro, e a cidade-museu de Inhotim (quinto), em Minas Gerais, e é o único representante do Nordeste no levantamento.

A lista é elaborada considerando revisões, críticas, elogios e comentários das atrações pelos usuários do TripAdvisor num período de 12 meses. Na lista dos melhores museus do mundo, na qual o Metropolitan Museum of Art, em Nova York, figurou no topo, o Instituto Ricardo Brennand ficou na 18ª posição, com a Pinacoteca de São Paulo em vigésimo lugar. O Museu Nacional da 2ª Guerra Mundial, em Nova Orleans, ocupas a segunda posição do levantamento global e o Victoria & Albert, de Londres, está em décimo.

O IRB foi fundado em 2002 pelo colecionador e empresário Ricardo Brennand e tem obras expostas no complexo cultural que compreende a Pinacoteca, o Museu Castelo São João, uma galeria, uma biblioteca, o Parque de Esculturas dos Jardins e a Capela Nossa Senhora das Graças. Durante o mês de setembro o museu organizou uma série de atividades gratuitas e pagas para comemorar os 15 anos de existência, com concertos, encontros literários, palestras, visitas guiadas e apresentações de dança.

Confira a lista completa dos melhores museus do Brasil de acordo com o TripAdvisor:

1 – Instituto Ricardo Brennand, Recife, Pernambuco
2 – Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo
3 – Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Paranpá
4 – Museu do Amanhã, Rio de Janeiro
5 – Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais
6 – Catavento Cultural e Educacional, São Paulo
7 – Museu de Arte de São Paulo (MASP), São Paulo
8 – Museu Imperial, Petrópolis, Rio de Janeiro
9 – Museu do Futebol, São Paulo
10 – Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Deixe um comentário