Máscaras deixam de ser obrigatórias nas escolas de ensino médio em Pernambuco

A partir desta quinta-feira (18), alunos e professores de turmas do ensino médio das escolas de Pernambuco, públicas e privadas, não serão mais obrigados a usar máscaras de proteção facial contra a covid-19 nos ambientes fechados das unidades de ensino. Nos espaços abertos já não eram obrigados.

Decreto será assinado pelo governador Paulo Câmara nesta quarta-feira (17) e publicado no Diário Oficial de quinta-feira (18). O Estado tem cerca de 351 mil estudantes no ensino médio, sendo 317 mil na rede estadual e 33 mil nas escolas privadas.

“Vamos começar com o ensino médio porque é o grupo que está com a cobertura vacinal contra a covid-19 mais alta”, explica o secretário estadual de Educação, Marcelo Barros. “Mas o uso da máscara continua sendo recomendado. Só deixa de ser obrigatório”, ressalta.

A decisão de liberar as máscaras para o ensino médio foi tomada durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 nesta semana. Passou por avaliação das Secretarias de Educação e Saúde.

O presidente do Sindicato das Escolas Privadas de Pernambuco (Sinepe), José Ricardo Diniz, comemorou a decisão do governo estadual. “Vínhamos insistindo com o governo que não havia mais argumento, diante da liberação geral, para manter a escola com único local de exigência obrigatória da máscara”, afirmou José Ricardo.