PERNAMBUCO: Anderson Ferreira será candidato a governador e ministro do Turismo, Gilson Machado, disputará o Senado, anuncia Bolsonaro

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, vai concorrer a uma vaga no Senado e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, vai disputar o governo de Pernambuco nas eleições de 2022.

O anúncio da chapa majoritária do PL no estado foi feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), nesta quinta-feira (10) em Brasília.

“Estamos somando forças com nosso pré-candidato ao governo de Pernambuco, Anderson Ferreira, e também Gilson Machado para [disputar] o Senado. Estamos juntos, o Brasil é nosso e tenho certeza, Pernambuco cada vez mais forte com o governo federal”, afirma Bolsonaro em um vídeo, ao lado dos pré-candidatos.

Anderson Ferreira foi eleito em 2016 e reeleito em 2020 em Jaboatão dos Guararapes. A renovação do mandato se deu no primeiro turno. Ele é ligado ao público evangélico, mas tem perdido espaço no segmento para outras lideranças políticas.

Ele deverá renunciar ao cargo de prefeito de Jaboatão até o dia 2 de abril. Quem assumirá o cargo será o atual vice-prefeito Luiz Medeiros (PSC).

Anderson Ferreira é filho do deputado estadual Manoel Ferreira (PSC-PE) e irmão do deputado federal André Ferreira (PSC-PE). Antes de ser prefeito em 2016, foi deputado federal por seis anos. Já foi aliado do PSB, no tempo de Eduardo Campos. Depois, migrou para a oposição.

No segundo turno da eleição pela prefeitura do Recife em 2020, Anderson Ferreira fez campanha na propaganda de rádio e televisão para a candidata do PT, Marília Arraes, que acabou derrotada por João Campos (PSB).

A estratégia de Anderson é assegurar os votos bolsonaristas para ir a um possível segundo turno contra o PSB. Depois, ele tentará se distanciar de Bolsonaro, que tem alta rejeição em Pernambuco, para tentar derrotar Danilo Cabral (PSB), apoiado pelo governador Paulo Câmara (PSB). Danilo, por sua vez, vai se associar ao máximo a Lula, que tem forte influência no eleitorado pernambucano, já que o PSB passa por desgaste. A boia de salvação do PSB poderá ser Lula mais uma vez.

Já Gilson Machado deve oficializar nos próximos dias a filiação ao PL, mesmo partido de Anderson Ferreira e de Bolsonaro. Com a intenção de disputar as eleições, ele deverá deixar o Ministério do Turismo até o início de abril.

Machado é amigo pessoal de Jair Bolsonaro. Tornou-se ministro do Turismo em dezembro de 2020. O ministro é empresário, já comandou a banda de forró Brucelose e tem negócios no segmento de hotelaria. Também é sobrinho do ex-deputado federal constituinte Gilson Machado Filho.

Também já se lançaram como pré-candidatos ao governo o deputado federal Danilo Cabral (PSB), o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil), o advogado João Arnaldo (PSOL) e o historiador Jones Manoel (PCB). Agora a expectativa é se a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), se lança ou abre mão da disputa.