Profissionais da educação pública paralisam atividades nesta quarta (26)

Os Sindicatos da educação pública de Pernambuco realizam nesta quarta-feira (26), a Greve Nacional da Educação, convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A expectativa é que escolas públicas, cujos sindicatos sejam filiados à confederação, parem hoje em protesto pela repercussão do piso salarial do magistério em toda a carreira da educação pública. O protesto também exige pedidas efetivas para garantir a paz nas escolas e a revogação da “antirreforma” do ensino médio.

O Sintepe, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, faz parte do protesto. O Sintepe representa os servidores da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (professores, analistas educacionais e administrativos). Todos eles, sejam concursados ou contratos temporários, têm o direito de aderir à paralisação.

Em 2023, o índice do Piso Nacional do Magistério foi reajustado em 14.95%, de acordo com dispositivos da Lei Federal 11.738/2008 (Lei do Piso do Magistério). O Sintepe e a categoria exigem que esse percentual seja repercutido nos salários de todos os servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco.

Participam do ato sindicatos que representam professores e trabalhadores em educação da rede estadual e dos municípios que formam o Fórum dos Sindicatos da Educação Básica de Pernambuco.

Haverá paralisação da rede estadual também em 8 e 9 de maio.