Rodovias federais de Pernambuco têm 23 acidentes com 30 feridos e três mortes no feriadão de Natal

Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco registrou 23 acidentes, com 30 feridos e três mortes, em estradas federais que cortam o estado, durante o feriadão de Natal. Segundo a corporação, entre a quinta-feira (23) e o domingo (26), dois motoristas foram presos por dirigir sob efeito de álcool e houve 12 autuações por alcoolemia.

Os números são da Operação Natal 2021, deflagrada pela PRF. Em 2020, foram registrados 72 acidentes, sendo 34 deles confirmados pela PRF, que deixaram 51 pessoas feridas e duas mortes entre os dias 24 e 27 de dezembro.

Este ano, o acidente mais grave ocorreu na noite da sexta-feira (24), na BR-232, em Gravatá, no Agreste. O condutor de uma motocicleta saiu da pista, atingiu o solo e caiu da moto. Uma mulher que estava com ele morreu no local e o homem foi socorrido no Hospital de Gravatá. O caso é investigado pela Polícia Civil.

A movimentação de veículos foi mais intensa em direção ao interior do estado, especialmente na BR-232. Os motoristas encontraram um trânsito mais lento no retorno de Gravatá e das praias do Litoral Norte.

Ao todo, foram abordados 1.379 veículos e 1.961 pessoas durante o feriadão. Foram emitidos 895 autos de infração, sendo 96 por ultrapassagens em local proibido, 45 pelo não uso do cinto de segurança, 15 pela falta do capacete, nove pela ausência da cadeirinha e 12 por alcoolemia, entre outros.

Também foram recolhidos 45 veículos irregulares e 122 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs).

Foram recuperados dois veículos que tinham sido roubados e oito pessoas terminaram detidas por uso de documento falso, roubo, tráfico de drogas e por crimes ambientais.

A fiscalização a veículos de carga registrou a soma de 86,3 toneladas de excesso de peso, em oito caminhões. Também ocorreram 11 autuações por desrespeito à Lei do Descanso, que determina paradas de 30 minutos a cada cinco horas e meia ininterruptas ao volante, e oito pela falta do exame toxicológico, obrigatório para CNHs dos tipos C, D e E.

Para evitar acidentes, os policiais retiraram das rodovias 81 animais de grande porte e prestaram 60 auxílios a motoristas que tiveram panes nos veículos ou outras dificuldade.

Informações: g1pe