Sertânia tem projeto aprovado para Programa Força Local

A associação dos moradores do distrito de Rio da Barra, em Sertânia, teve um projeto contemplado no programa Força Local, do Governo do Estado. A iniciativa acontece através da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE) e busca por meio de investimento financeiro impulsionar o crescimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), levando em consideração as atividades relevantes em cada município.

Em Sertânia, esse investimento será feito na caprinovinocultura para fortalecimento e melhoria genética da cabra de leite. A associação dos moradores do distrito de Rio da Barra recebeu R$ 323 mil que serão usados para compra de animais: matrizes e reprodutores de alta linhagem. Esses animais serão distribuídos entre alguns criadores da associação.

O objetivo é o melhoramento genético da cabra de leite, para a partir disso começar uma efetiva produção de leite e consequentemente a comercialização deste produto. A ideia é fortalecer essa cadeia econômica, tão marcante no município. O projeto, que já foi assinado e está em andamento, além da aquisição dos animais contempla três consultorias: empreendedorismo rural, manejo reprodutivo e nutrição animal.

Na última segunda-feira (23/05) aconteceu a assinatura simbólica do convênio. A reunião contou com a presença de cerca de 40 produtores. Além do prefeito Ângelo Ferreira; Secretário de Agricultura e Meio Ambiente e vice-prefeito, Antônio Almeida; Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Paulo Henrique Ferreira; gerente da Adepe, Paulo Mattoso; Chefe de Gabinete, Neto Cajueiro; Felipe Moraes, do setor jurídico do município; Paulo Fernando Ferreira, representando o deputado estadual Diogo Moraes; e o9 vereador de Sertânia, Washington Passos.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania de Sertânia, Paulo Henrique Ferreira, a prefeitura deu total suporte a associação, inclusive, ajudou na elaboração do projeto. Segundo ele, a ideia é atrelar desenvolvimento econômico e desenvolvimento social.

Já o prefeito Ângelo Ferreira disse que o intuito final é que Rio da Barra e região se tornem uma referência da bacia leiteira no estado.

“A nossa gestão está empenhada para ajudar o pequeno produtor, no estímulo, incentivo. Existe uma preocupação nossa em criar e fortalecer os Arranjos Produtivos Locais, enquanto saída para geração de renda. Esse projeto de Rio da Barra é apenas um dos muitos que estão sendo pensados para valorizar o setor da caprinovinocultura, que é uma das principais forças de Sertânia”, disse o gestor.