Tadeu: ‘reduzir a maioridade penal fere a constituição’

Integrante da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CJCC) da Câmara, o deputado Tadeu Alencar (PSB) afirmou que votou contra a admissibilidade da PEC que reduz a idade mínima prevista para a responsabilidade penal. Para o socialista, a proposta é uma questão controversa. Mas, por outro lado, tem sido defendida por setores conservadores “tomados de ódio”, que vêm no jovem pobre e negro um delinquente em potencial.

“Isso gera na sociedade um sentimento de persecução, vingança e falsa justiça, sem ponderar a necessidade de medidas efetivas para combater a criminalidade”, reforçou o parlamentar.

Para ele, a fórmula adequada de combater o problema é com políticas públicas eficazes, sistêmicas e estruturadoras.

“Temos que ofertar políticas públicas restauradoras da cidadania, como educação de qualidade, trabalho, oportunidades, e, sem dúvida, a reforma do sistema penitenciário para perseguir o seu ideal de ressocialização, o combate ao tráfico de drogas, o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente e o combate à impunidade, de todas as formas, que é a maior incentivadora da criminalidade, na policromia indigna dos colarinhos”, justificou.

Tadeu também destacou ter recebido ofício do representante da Unicef no Brasil, Gary Stahl, colocando a entidade radicalmente contra a redução da maioridade penal, por entender que descumpre a Convenção, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente, além de advertir que a decisão  não resolve o problema da violência e ainda penaliza uma população de adolescentes no Brasil que, atualmenta, são mais vítimas que autores de atos de violência.

Do Blog da Folha

Este post tem um comentário

  1. Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos…

    SE TODOS VOCES QUE FAZEM O ESTADO NAO CUMPREM ESTE DEVER DE FATO NAO SAO TAO SOMENTE UMA FERIDA NA CONSTITUICAO, SAO UMA ULCERA CRONICA…

    Ontem uma conhecida fora assaltada na Av. Agamenom. Magalhaes durante o transito rotineiro das 18h, o Estado estava cumprindo seu dever? Assim não podes falar daquilo que nao cumpre. Penas mais rigidas sim, com o tempo se necessario for modifiquem, mas é necessario apertar o que esta “frouxo”!

Deixe um comentário