TRE-PE lança frente para combater a desinformação nas eleições em Pernambuco

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lançou ontem, em parceria com os principais veículos de comunicação do Estado, o Programa Checagem – Frente de Combate à Desinformação em Pernambuco. A ideia é garantir que a população tenha acesso a informações verdadeiras sobre o processo eleitoral por meio da imprensa e que as ‘fake news’ possam ser desmentidas junto aos veículos parceiros.

“O TRE, a imprensa e o povo brasileiro nada mais querem do que eleições limpas, sérias e que, ao final, o resultado seja fidedigno da soberania popular”, afirmou o presidente do Tribunal, desembargador André Guimarães.

O desembargador afirmou ainda, durante o evento, que “a imprensa, tenho convicção, confia no nosso sistema eleitoral, assim como o povo brasileiro. Mas, mesmo assim, a Justiça Eleitoral vem enfrentando vários ataques”.

Guimarães ressaltou que, para o Tribunal, o importante é assegurar a credibilidade do órgão. A partir dessa premissa, a Frente de Combate à Desinformação tem, como objetivos, a checagem de informações sobre o sistema eleitoral que circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagens; assegurar a imprensa como fonte segura de informações sobre os aspectos que envolvem as eleições 2022, preservar a imagem da Justiça Eleitoral e reforçar o papel da imprensa na defesa da democracia. Para André Guimarães, a credibilidade do processo não pode ficar à mercê da disputa entre candidaturas.

Canais do TRE-PE