Vacina Covid-19: pessoas a partir dos 40 anos já podem tomar 4ª dose em Sertânia

Começou nesta terça-feira (21/06) no município de Sertânia a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) da vacina contra a Covid-19 nas pessoas que têm a partir de 40 anos de idade.  É preciso ter tomado a terceira dose há pelo menos 4 meses. A liberação ocorre em consonância com as novas orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.

A vacinação ocorre na tenda que fica ao lado do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, das 8h às 11h e das 14h às 15h. Não é necessário fazer agendamento, apenas apresentar identidade ou CPF e carteira de vacinação, indicando as três doses anteriores. As vacinas da Pfizer, Janssen e Astrazeneca podem ser usadas, independentemente da dose aplicada anteriormente.

Para os trabalhadores da saúde, a quarta dose já está disponível para todos a partir dos 18 anos.

Janssen

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que foi liberada a 2ª dose de reforço para todas as pessoas a partir de 18 anos que receberam a Janssen como sua primeira vacina.

A partir dos 40 anos, a recomendação é para receber a terceira dose de reforço.

Nestes dois casos é preciso ter completado 4 meses da última aplicação. 

Podem ser utilizadas para o reforço, as vacinas da Pfizer, Astrazeneca ou Janssen.

Gestantes

Mulheres atualmente gestantes ou puérperas com 40 anos ou mais que receberamanteriormente as vacinas CoronoVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, estão aptas a receberemum segundo reforço com a vacina Pfizer. Para esta condição, em locais onde o imunizantePfizer não estiver disponível, poderá ser utilizada a vacina Coronavac para o reforço.

Mulheres atualmente gestantes ou puérperas que receberam o imunizante Janssen no esquema primário seguida por uma dose de reforço de qualquer imunizante, estão aptas a receberem o segundo e terceiro reforços com a vacina Pfizer, de acordo com as idades recomendadas para recebimento de reforço. Para esta condição, em locais onde o imunizante Pfizer não estiver disponível, poderá ser utilizada a vacina Coronavac como dose de reforço.